PREFEITURA ABRE INSCRIÇÕES PARA O SISTEMA MUNICIPAL DE BOLSAS DE ESTUDO

Prefeitura de Taubaté, através do Conselho de Administração do Fundo Municipal de Bolsas de Estudo, iniciou nesta sexta-feira (20) as inscrições para concessão de bolsas de estudo de cursos de ensino médio/técnico profissionalizante e de graduação do Sistema Municipal de Bolsas de Estudo (SIMUBE) 2023.

Esse será o primeiro ano que o processo de inscrição será 100% digitalizado e para se inscrever os candidatos deverão preencher a ficha que está disponível no site da Prefeitura, na aba do “SIMUBE” ou através do link https://taubate.sp.gov.br/novo/simubetaubate/.

As inscrições poderão ser realizadas até as 18h do dia 10 de fevereiro e após essa data não será possível preencher ou realizar qualquer alteração.

Poderão se inscrever os candidatos que preencherem todos os requisitos exigidos no edital, como comprovar residência ou domicílio em Taubaté, há pelo menos cinco anos; estar devidamente matriculado em cursos oferecidos pelas Instituições de Ensino localizadas no município e que estejam cadastradas, aprovadas e homologadas pelo Conselho; comprovar renda bruta familiar igual ou inferior a oito salários mínimos vigentes; entre outros.

O formulário de inscrição será o instrumento que vai gerar o índice de carência do candidato. Como a informação não poderá ser editada após o período de preenchimento da ficha, orienta-se que a inscrição seja realizada com atenção, seguindo as orientações disponibilizadas no Guia de Instruções para Inscrição, também disponibilizado na área do SIMUBE no site da Prefeitura.

A inscrição para participação no processo de concessão de bolsas de estudo SIMUBE 2023 deverá ser efetivada com a entrega do protocolo de preenchimento da ficha de inscrição e dos documentos exigidos no edital.

Os candidatos deverão encaminhar os documentos exigidos de forma digitalizada via Protocolo Online, acessado por meio do endereço eletrônico https://taubate.1doc.com.br/atendimento, no período iniciado às 8h do dia 13 de fevereiro até as 17h do dia 17 de fevereiro.

Todas as informações sobre a inscrição, bem como os documentos necessários, estão no edital de chamamento, que poderá ser consultado no site da Prefeitura, na aba “SIMUBE” ou através do link: https://taubate.sp.gov.br/novo/simubetaubate/ .

Modalidades de Bolsas:

• Bolsa Custeio:

Bolsas de estudo com percentuais que podem variar de 25% a 100% da
mensalidade, sem a obrigação de restituição ao Fundo Municipal de Bolsas de Estudo, exceto nos casos de perda de benefícios.

• Bolsa Estágio:

Nessa modalidade o bolsista receberá bolsa integral para Ensino Superior e realizará estágio não remunerado exercendo e desempenhando atividade e funções com carga horária de 4 horas diárias, junto às Secretarias da Prefeitura Municipal de Taubaté. Só poderão ser contemplados os candidatos que estiverem nos dois últimos anos de duração do curso, nos casos de cursos com três anos de duração ou mais, e no último ano para cursos com dois anos.

• Bolsa Pessoa com deficiência:

Será integral e destinada a pessoas com deficiência devidamente comprovada por laudo atualizado emitido por profissional habilitado, ficando o bolsista dispensado do ressarcimento, salvo nos casos de perda de benefícios.

• Bolsa Financiamento:

O bolsista firmará contrato, assumindo o compromisso de restituição ao Fundo Municipal de Bolsas de Estudo, após 18 meses da colação de grau, dos valores despendidos em razão da bolsa concedida. O percentual financiado pela Administração poderá chegar a até 100%, mas o aluno poderá optar pelo financiamento de um valor menor.

• Bolsa EAD:

Essa modalidade de bolsa é exclusiva para os acadêmicos de cursos de nível superior à distância e segue os mesmos moldes da Modalidade Financiamento, de forma que o bolsista firmará contrato, assumindo o compromisso de restituição ao Fundo Municipal de Bolsas de Estudo, após 18 meses da colação de grau, dos valores despendidos em razão da bolsa concedida.