COMISSÃO DE CIDADES INTELIGENTES DA PREFEITURA REALIZA REUNIÃO DE PLANEJAMENTO

A Comissão de Cidades Inteligentes da Prefeitura de Taubaté, formada por diversas secretarias do município e agentes externos, se reuniu nesta quarta-feira, 01 de março, na Secretaria de Planejamento, para apresentação do início dos trabalhos de levantamento dos indicadores de cidades sustentáveis.

A apresentação foi realizada pela Área do Plano Diretor e Gestão Democrática da Secretaria de Planejamento.

O estudo será baseado nas NBRs 37101-2017, 37106-2020, 37120-2017, 37122-2020 e 37123-2020 com o objetivo de estabelecer uma metodologia de análise do município em várias frentes, como mobilidade, saúde, segurança, educação, entre outros, para um desenvolvimento sustentável de Taubaté.

Image

Os indicadores são focados para análise de uma cidade sustentável, inteligente e resiliente.

MELHORA NO RANKING DAS CIDADES INTELIGENTES

O Ranking Connected Smart Cities 2022, estudo que está em sua oitava edição, tem como objetivo destacar as cidades mais inteligentes do Brasil.

O ranking elaborado pela empresa Urban Systems, em parceria com a Necta, mapeou 680 municípios com mais de 50 mil habitantes, gerando, dessa maneira, indicadores que servem de subsídio para a criação de políticas públicas.

Taubaté ocupou a 96° posição em 2021, já em 2022 subiu para 53° colocação. Na avaliação de “Urbanismo” a cidade é ainda melhor avaliada, ocupando a 32° posição, sendo que em 2021, aparecia na 100° colocação.