NOVO SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO EM TAUBATÉ É RESULTADO DE ESTUDO

No início desta semana, um novo sistema de transporte público municipal foi disponibilizado para os usuários de Taubaté. A mudança conta com 20 novos ônibus em circulação, novos itinerários e mais oferta de horários, que serão implantados gradativamente, com a menor tarifa pública, entre as cidades mais importantes da região.

O TAU! (Transporte Acessível de Taubaté), como foi denominado, é resultado do estudo de reestruturação do transporte público municipal, desenvolvido por uma empresa de consultoria contratada pelo CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), através de cooperação técnica sem custos ao município.

O estudo em questão foi desenvolvido ao longo do ano passado e para a realização do diagnóstico, além de todo o levantamento de dados, foram realizadas pesquisa de satisfação e de imagem com usuários e não usuários do sistema; análise espacial das demandas (produção e atração das viagens) para os cenários pré e pós-pandemia; análise da oferta (organização da rede de linhas, cobertura da rede, ocupação e níveis de serviço das linhas, pontualidade e regularidade, entre outros aspectos) e avaliação econômica financeira.

A iniciativa teve como objetivo compreender e avaliar o funcionamento do antigo sistema de transporte público coletivo a fim de propor soluções para aumentar a cobertura e a disponibilidade do serviço prestado, além de buscar soluções para garantir a sustentabilidade econômica do sistema.

O andamento do estudo e a apresentação de seu resultado foram apresentados na Câmara Municipal, por meio de audiências públicas, realizadas ano passado e neste ano.

Um site interativo para a participação popular fez parte do estudo, que foi disponibilizado no site da Prefeitura, bem como outros documentos técnicos integrantes da análise, materiais referentes às pesquisas de satisfação com usuários e não usuários, diagnóstico preliminar, entre outros documentos foram todos disponibilizados para consulta popular.

O novo sistema em questão vai atuar, inicialmente, de forma hibrida, ou seja, os valores pagos pela Prefeitura para a empresa, a fim de completar o valor final da tarifa, serão pagos por duas modalidades diferentes. A política tarifária adotada pelo município passará a pagar à concessionária R$ 1,50 por passageiro, nas linhas com maiores demandas de usuários, e R$ 10,05 por km rodado, nas linhas com demandas menores.