ESCOLA MADRE CECÍLIA COMEMORA 30 ANOS DE HISTÓRIA COM UMA NOITE DE APRESENTAÇÕES

Na última terça-feira, 28 de fevereiro, a Escola Madre Cecília realizou um espetáculo em comemoração aos 30 anos de história. O evento foi no Teatro Metrópole e contou com shows e homenagens.

Representando todos os funcionários que atuaram ao longo dos 30 anos de existência da Escola, a professora Ivone Lina de Souza foi homenageada. Ela, que é a professora mais antiga que ainda em atuação, recebeu todo agradecimento à sua dedicação e comprometimento.

Durante o espetáculo, foi contada a história de um aluno, representando os demais, escrevendo suas memórias de 30 anos nesta escola.

Houve também uma representação das conquistas e tradições da escola ao longo desses anos, com apresentações que simbolizaram esses momentos: a chegada à escola no transporte escolar, atendimentos na Equoterapia, aulas Ballet, Capoeira, Ginástica Rítmica, Madre Ecologia, Fanfarra, Paralimpíadas, Prote (Programa de oficina de treinamento e empregabilidade), entre outras memórias vividas nesta Unidade Escolar.

O evento encerrou com uma canção chamada “Pérolas de Amor”, de autoria do Professor Aristóteles Pereira Rangel, que traduz para o presente todas as vivências destes 30 anos ininterruptos de amor e superação, buscando construir uma sociedade mais inclusiva.

HISTÓRIA

A Escola Madre Cecília foi criada em 10 de fevereiro de 1993, e teve seu início com a junção das seis salas de educação especial que existiam no município, em um único espaço, no Lar e Escola Santa Verônica, dando assim o primeiro passo para a implantação desta escola, que é um marco para Educação Especial Exclusiva de nosso município.

Com a procura de novas vagas, a Prefeitura de Taubaté sentiu a necessidade de instalar a escola em uma sede própria e, em 1995, a Escola Municipal de Educação Especial Madre Cecília, mudou-se para o prédio do antigo Asilo São Francisco, sito à Praça Coronel Vitoriano, nº 01 – Centro, onde hoje funciona o Centro Cultural Municipal.

Ao longo dos anos, devido a grande demanda, a escola foi transferida para o atual prédio, no bairro Novo Horizonte, em agosto de 2008, com instalações acessíveis e adequadas ao público atendido.