EMPREGABILIDADE EM TAUBATÉ ATINGE MAIOR PATAMAR EM 1 DÉCADA

Empregabilidade em Taubaté volta a crescer depois de 10 anos de estagnação e perdas de vagas de emprego.

A cidade de Taubaté alcançou os maiores índices de empregabilidade, sendo destaque na geração de emprego durante os dois primeiros anos da atual administração. Os melhores resultados de empregabilidade foram registrados em 2021 e 2022. Os dados do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged) foram base para um levantamento da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Taubaté relacionados à empregabilidade no município, considerando os resultados de uma década.

Image

Em 2013, a cidade registrou apenas 35 novos empregos. Depois disso, o município viveu perdas crescentes novas vagas, registrando saldo negativo entre 2014 e 2018 (-1860, -6371, -608, -455, e -166, sucessivamente). Apenas em 2019, a cidade atingiu saldo positivo de 604 novos empregos gerados, voltando para o saldo negativo de -5191 em 2020.

NÚMEROS ATUAIS

Focada na recuperação econômica, a Prefeitura de Taubaté prioriza a geração de emprego e renda no município e os números comprovam e refletem o comprometimento da Administração Municipal em gerar novas vagas de emprego para sua população.

Em 2022, a cidade registrou 41.563 vagas, apresentando saldo positivo por 10 meses consecutivos, de fevereiro a novembro deste ano. No exercício anterior, em 2021 foram registradas 35.793 e saldo positivo de 4.832 novos empregos gerados no município.

No último ano, Taubaté figurava na 22ª colocação entre as 100 cidades mais bem colocadas no ranking estadual do emprego. Entre as cidades do Vale do Paraíba, o município é o 2º no ranking.

(Em 2022, Taubaté figurava como o 2º município com mais geração de empregos no Vale do Paraíba e o 22º entre os 100 mais bem colocadas no Estado de São Paulo.)

Somente o Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté (HITT), criou 156 novas vagas de emprego (na cidade), por meio de 37 Startups. Uma delas, residente no HITT em 2021, está em 37 cidades, gerando 600 postos de trabalho.

PRIMEIRA CIDADE DO VALE ENTRE AS CIDADES QUE MAIS CONTRATAM PCD

Os dados apresentados pelo CAGED também apontaram que em 2022, Taubaté foi a 1ª colocada, no Vale do Paraíba, entre as cidades que mais contrataram pessoas com deficiência. Entre os municípios do Estado de São Paulo, o município aparece na terceira posição.

O Vale do Paraíba apresentou um saldo de 139 empregos para pessoas com deficiência, sendo que 67 vagas correspondem às oportunidades de emprego em Taubaté.