DEFESA CIVIL CONTÉM FOGO QUE DIZIMOU ÁREA EQUIVALENTE A 3 CAMPOS DE FUTEBOL

DEFESA CIVIL CONTÉM FOGO QUE DIZIMOU ÁREA EQUIVALENTE A 3 CAMPOS DE FUTEBOL

Image

Na tarde desta última quarta-feira, os agentes da Defesa Civil de Taubaté estiveram empenhados no combate a um incêndio de grande proporção no bairro Piracangaguá.

Foram duas horas de trabalho até que o fogo fosse completamente extinto, permanecendo a equipe no local ainda por mais tempo para garantir que o fogo não retomasse, devido à vegetação extremamente seca.

A área, equivalente a 3 campos de futebol foi atingida, aumentando o número de ocorrências de queimadas  para 27, sendo 15 delas somente no mês de maio.

Importante ressaltar que queimada é crime e a estimativa da Defesa Civil é de que em pelo menos 90% dos casos a causa tenha sido por iniciativa de ação humana. É proibido queimar, mesmo em quintais, lixo e resíduos sólidos ou objetos capaz de incomodar a vizinhança.

Além de poluir o ar e causar danos ao meio ambiente e à saúde, queimadas infringem a Lei Municipal Complementar 007/91 (art. 433 VI, 436 e 555) e prevê o pagamento de multa de R$ 2.473,40 que pode ser dobrada, em caso de reincidência.

Denuncias devem ser feitas pelos telefone 3624-4195 da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (exceto anônimas) e 3629-3975 da Defesa Civil.

Queimadas

Neste tempo seco é importante ficar atento a queimadas. As recomendações para evitar queimadas são: nunca queimar o lixo doméstico, entulhos e folhas secas, principalmente em locais próximos à áreas de vegetação; não jogar pontas de cigarro acesas, latinhas ou garrafas nos acostamentos de rodovias ou região de matas; evitar queimar para renovar pastagens ou áreas de plantação; fazer aceiros (faixas ao longo das cercas livres de vegetação da superfície do solo); manter limpa a sua propriedade na zona urbana, caso seja um proprietário de terreno, mesmo com pouca ou nenhuma vegetação.

Outro aviso importante: nunca solte balões. Além de ser um ato perigoso, isso é crime, conforme a Lei de Crimes Ambientais. O balão pode cair ainda aceso, em uma área de vegetação e ocasionar um incêndio florestal.



Pular para o conteúdo