TEATRO METRÓPOLE RECEBE ESPETÁCULO EM HOMENAGEM AO MAESTRO YVES

Para celebrar os 90 anos de nascimento de Yves Rudner Schmidt, o Teatro Metrópole recebe o espetáculo “Música além da vida”, no dia 13 de junho, terça-feira, às 20h.

A entrada é solidária, com a doação de um pacote de fraldas geriátricas em prol da Casa São Francisco de Idosos.

O concerto cênico, apresentado pelos musicistas Mere Oliveria e Daniel Cristiano Santos, tem como objeto principal a composição de Yves para piano e voz. No repertório estão obras as Trovas Taubateanas (4), Trova (5ª) Bendigo, Choro ao Mar, Coletânea de peças infantis, Faceira, Venha, Era e Ave Maria.

O compositor dedicou uma de suas composições a Mere. O pianista Daniel, por sua vez, tornou-se a maior autoridade no conhecimento da obra de Yves, uma vez que seu mestrado e doutorado versam sobre a sua obra.

Os ingressos podem ser trocados na bilheteria do Teatro uma hora antes do evento.

SOBRE YVES

Yves Rudner Schmidt nasceu em 1933, em Taubaté, onde iniciou na música e começou a compor como autodidata, aos 13 anos. Mudou-se para São Paulo, onde foi aluno do maestro Samuel Arcanjo (1882-1957), formou-se no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, em 1953.

Conheceu o compositor Camargo Guarnieri (1907- 1993) e continuou a estudar composição com ele. Yves apresentava tendência a uma harmonia e estilo “menos tradicionais”, o que o levou a procurar novas vertentes de composição, tais como as de J. Koellreutter, conhecido pelo dodecafonismo, e influenciado por suas ideias partiu para Hamburgo, na Alemanha, buscando aperfeiçoamento musical, e isso foi decisivo na sua obra composicional como a vemos hoje.

A música de câmara genuinamente brasileira e contemporânea, revisitada e arejada por percepções mais amplas da composição, encontra em Yves um criador peculiar, tornando possível dizer que ele buscou adicionar em sua música a percepção que tinha de outros compositores, locais, momentos, sentimentos e personagens.

Apaixonado por sua cidade, seu povo, seu folclore e suas histórias, criou com a sua própria maneira melancólica de ver a vida uma obra tocante e encantadora. O compositor faleceu em 20 de junho de 2022.