TAUBATÉ RECEBE 10ª EDIÇÃO DO FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE SOMBRAS

TAUBATÉ RECEBE 10ª EDIÇÃO DO FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE SOMBRAS

Image

Edição que estreia em 05 de março traz grupos expoentes da linguagem do Canadá, Espanha, Bélgica, México, Argentina e Brasil.

Em sua 10ª edição, o FIS (Festival Internacional de Teatro de Sombras) oferece uma programação de espetáculos nacionais e internacionais, workshops e seminário entre os dias 5 e 12 de março.

A entrada de todos os espetáculos é gratuita, não sendo necessária a retirada de ingressos. Os interessados devem chegar uma hora com antecedência nos locais.

Todas as atividades do FIS contam com o apoio do governo do estado de São Paulo através do PROAC (Programa de Incentivo a Cultura da Secretaria de Cultura de Estado), UNITAU, UNIMA e Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

SOBRE O FESTIVAL

O FIS – Festival Internacional de Teatro de Sombras é uma realização, criação e produção da Cia Quase Cinema. É um evento anual que desde 2014 é realizado no interior do estado de São Paulo.

Seu objetivo é a troca de experiências e o intercâmbio sociocultural entre artistas e a população do interior do estado de São Paulo.

Nos últimos anos, recebeu 39 empresas, sendo 18 do exterior e 21 do Brasil. Tem público médio de 1500 espectadores por edição, entre residência artística, seminários, cursos e apresentações.

5º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE TEATRO DE SOMBRAS

Tema: Teatro de Sombras e Suas Interfaces
Quais são as interfaces possíveis com o audiovisual, com a performance e com a ensino?

Teatro de Sombras e suas interfaces vai discutir o Teatro de Sombras em suas mais diferentes possibilidades e formas, priorizando o diálogo com novos modos de fazer e pensar e a interação com outras formas de expressão.

O Seminário reunirá artistas, estudantes, professores, pesquisadores, representantes de grupos de teatro, para analisar diferentes contextos, situações, tensões e mudanças que acontecem atualmente no modo de fazer e pensar o Teatro de Sombras.

Programação completa do seminário e INSCRIÇÃO: https://fisteatrodesombras.wixsite.com/fisteatrodesombras/a%C3%A7%C3%B5es-paralelas

PROGRAMAÇÃO

OBS: O Festival se reserva o direito de fazer alterações na programação sem aviso prévio em caso de necessidade.

05/03 DOMINGO – 16h00

EXPRESS CIRCUS – Theatre Du N’ombrîlle / Bélgica

Local: Teatro Metrópole (Rua Duque de Caxias, 312 – Taubaté)
Sinopse: Senhoras e senhores, aproximem-se, o show já vai começar! Expresso Circus está chegando na cidade! Não perca! Nunca visto antes, Estreia mundial! Acrobatas extraordinários, segurem-se nas cadeiras! Mágicos, equilibristas, o homem mais forte do mundo! O canhão humano! Venha e veja nossos incríveis animais e nosso charmoso apresentador!
Duração: 35 minutos
Recomendação: Livre

Image

06/03 SEGUNDA-FEIRA – 19h00

BRA(HO)GADO – La Rueda Títeres / Argentina

Local: Escola de Artes Fego Camargo (Rua Portugal, 38- Taubaté)

Sinopse: Mediante a fusão de diferentes linguagens artísticas como a música, o desenho, a dança e o teatro de sombras, “BRA(HO)GADO” recria a lenda popular do “cavalo bragado”. Através de uma narrativa poética, aborda o entrelaçado histórico de invasão, apropriação e transformação dos territórios a partir da “conquista” do deserto. Contam também sobre o inapropriado, o impossível de conquistar, o que segue vivo, permanece e pulsa por retornar.

Duração: 32 minutos
Recomendação: 10+

Image

07/03 TERÇA-FEIRA – 10h00 às 12h00

Oficina de Teatro de Sombras – Sonia Alejandra

Local: Escola de Artes Fego Camargo (Rua Portugal, 38 – Taubaté)

O laboratório propõe uma abordagem teórico-lúdica da luz. Neste caso, vamos nos concentrar na cor tanto da teoria quanto da experimentação.
O que é luz e suas propriedades:

Público Alvo: Interessados em geral a partir de 15 anos

Participação: 20 vagas

LINK DE INSCRIÇÃO: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd–sIw4cq5RENZu30v1hsNhwBmikcRPrZtXUhvDY4mAeaY8Q/viewform

07/03 TERÇA-FEIRA – 19h00
O DIA EM QUE A MORTE SAMBOU

Local: Escola de Artes Fego Camargo (Rua Portugal, 38 – Taubaté)
Sinopse: Seu Biu é um velho brincante da cultura popular que não deixa sua idade acabar com seu regozijo de viver. Apesar de morar sozinho e ser alvo de muita crítica e inveja, vive sorrindo e dançando, alegre e despreocupado. Um dia, a Morte resolve buscá-lo. Mas, ao chegar na casa do ancião, é recebida de uma forma totalmente inesperada…

Duração: 42 minutos
Recomendação: 3+

Image

08/03 QUARTA-FEIRA – 19h00

CAWS & EFFECT – Mind of a Snail / Canadá
Teatro Metrópole (Rua Duque de Caxias, 312 – Taubaté)
Sinopse: Na floresta, um par de corvos espertinhos enfrentam problemas com seu ninho. Um deles planta uma semente mágica dada a ele por um verme e sonha em criar um novo mundo: um ambiente urbano baseado em corvos com muitos cabos de energia. O que a princípio parece uma terra de fartura tem consequências terríveis para os corvos entusiasmados.
Duração: 50​ ​minutos
Recomendação: 7+

Image

09/03 QUINTA-FEIRA – 09h00 às 11h00

Oficina de Teatro de Sombras – Sandra Lane

Local: Cia Quase Cinema (Av. Monteiro Lobato, 460 – Taubaté)

No workshop serão abordados exercícios práticos e lúdicos, para exercitar a criatividade para a criação e construção de um pequeno teatro de sombras, que poderá ser utilizado na palma da mão. O workshop também visa propiciar uma conscientização ambiental, na utilização e reflexão de materiais alternativos e reutilizáveis.

Público alvo: Interessados em geral a partir dos 15 anos

Participação: 25 vagas

LINK DE INSCRIÇÃO: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdmk0fklAm2SNujh3qucljFVrne6v_sWYbfhlvncWiWWl9a-w/viewform

09/03 QUINTA-FEIRA – 19h30
CELESTE

Local: Teatro Metrópole (Rua Duque de Caxias, 312 – Taubaté)

Sinopse: “Lapicera e Tijereta fabricam marionetes de sombras em sua oficina, onde há um pequeno teatro de madeira por onde entram e saem para dar vida à luz. Um dia são surpreendidas pelo chamado da deusa grega Eurínome e então começam uma serie de histórias de fantasia, aventura e amor sobre a mitologia grega: a deslumbrante criação do Universo, Pegasus cavalgando os céus em busca de liberdade, a solidão do Minotauro fechado em seu labirinto, Penélope tecendo dia e noite a espera de seu amado, e as flechas travessas do deus Eros”

Duração: 50 minutos
Recomendação: 6+

Image

10/03 SEXTA-FEIRA – 10h às 12h

Oficina de Teatro de Sombras – Anne e Toinette

Local: Teatro Metrópole (Rua Duque de Caxias, 312 – Taubaté)

Neste workshop Anne e Antoinette do Théâtre du N-ombr’île demonstrarão sua técnica muito pessoal de criar bonecos de sombra.

Todos os bonecos da companhia sempre foram feitos de papelão reciclado. Com o passar do tempo sua técnica foi aperfeiçoada.
Abordaremos algumas técnicas de articulação e movimento. com os participantes. Vamos imaginar e depois construir juntos as silhuetas, imaginaremos também seu movimento e então articularemos juntos. Daremos algumas dicas e truques para animar seu boneco.

Público alvo: Interessados em geral

Participação: 25 vagas

LINK DE INSCRIÇÃO: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfzF00PdvydLezpIwVeU-fnoIERBRnNPVCycWB1i1xuDTyG2w/viewform

10/03 SEXTA-FEIRA – 19h00
SOMBRAFICA

Local: Arquitetura UNITAU (Praça Félix Guisard, 120 – Taubaté)
Sinopse: Inspirada no universo da diáspora africana a partir do poema, Navio Negreiro de Castro Alves. SomBRafrica, criação da Cia Quase Cinema, é fruto da pesquisa hibrida onde a dança, ritmos afro e imagens constroem uma narrativa que revela o protagonismo da cultura afro na formação do povo brasileiro.

Duração: 40 minutos
Recomendação: Livre

Image

11/03 SÁBADO – 10h00

Seminário Internacional de Teatro de Sombras

Local: Teatro Metrópole (Rua Duque de Caxias, 312 – Taubaté)

Programação completa do seminário e INSCRIÇÃO: https://fisteatrodesombras.wixsite.com/fisteatrodesombras/a%C3%A7%C3%B5es-paralelas

11/03 SÁBADO – 16h30
Teatro de sombras em miniatura

Local: Praça Santa Terezinha

EL GRAN BAILE – Cosmonautas Teatro de Sombras / México

Sinopse: “El Gran Baile” (A Grande Dança) conta a história do último dia de uma velha e seu encontro com a Morte. A peça tem um final surpreendente que transcende a tristeza transportando o espectador para um lugar de alegria e uma reconciliação edificante.
Teatro lambe lambe

Duração: 3 minutos
Recomendação: 6+

Image

SABIÁ – Cia Tutóia / MG

Sinopse: Muitas pessoas já ouviram: “Sabiá lá na gaiola fez um buraquinho; voou, voou, voou, voou. E a menina que gostava tanto do bichinho, chorou, chorou, chorou, chorou”. Os versos de “Sabiá na Gaiola” se tornaram uns dos mais conhecidos entre as cantigas infantis brasileiras desde o seu lançamento, em 1950, quando Hervê Cordovil musicou e cantou a criação de Mário Vieira. Essa bela cantiga foi a inspiração para a dramaturgia do espetáculo de teatro de sombras “Sabiá”, no qual o público decide se o Sabiá volta ou não para a menina que ficou a chorar.

Duração: 3 minutos
Recomendação: Livre

Image

CONCEIÇÃO E PERI – Cia Libélulas / SP

Sinopse: Conceição e Peri: O amor de duas lagoas – Uma história de amor. Dois povos. Uma maldição. Essa é a história que se conta na antiga Meiembipe. Uma triste história de amor de outros tempos. De um feitiço, o indígena Peri é transformado em uma lagoa de água doce e que tem a forma de um coração. E das lágrimas da bruxa Conceição se forma outra lagoa, de água salgada e com a forma de uma lágrima.

Duração: 3 minutos
Recomendação: 6+

Image

11/03 SÁBADO – 19h00
CRIATURAS DA LITERATURA – Cia Teatro Lumbra / RS

Local: Arquitetura UNITAU (Praça Félix Guisard, 120 – Taubaté)

Sinopse: As Criaturas estão soltas. Dom Quixote, Alice no País das Maravilhas e O Pequeno Príncipe Cada história surpreende pela poética visual e emocional, apresentando algumas das personagens mais queridas da literatura universal. Essas obras clássicas convidam a imaginar um mundo de fantasias onde a curiosidade e as memórias acolhem o sensível de cada um. Criaturas para assistir, ouvir e sentir.

Duração: 40 minutos
Recomendação: 10+

Image

12/03 DOMINGO – 10h00

Seminário Internacional de Teatro de Sombras

Local: Cia Quase Cinema (Rua Duque de Caxias, 312 – Taubaté)

Programação completa do seminário e INSCRIÇÃO: https://fisteatrodesombras.wixsite.com/fisteatrodesombras/a%C3%A7%C3%B5es-paralelas



Pular para o conteúdo