PREFEITURA REALIZA ARRASTÃO DE COMBATE A DENGUE

A Prefeitura de Taubaté, por meio dos agentes de controle de vetores do CAS (Controle de Animais Sinantrópicos) inicia na próxima segunda-feira, dia 6 de fevereiro, um “arrastão” contra o mosquito da dengue.

O “arrastão” consiste na retirada, domicílio a domicílio, de materiais inservíveis que servem como criadouro do mosquito Aedes aegypty. Os itens incluem vasos sanitários, pratinhos, baldes e outros matérias que possibilitem o acúmulo de água e a proliferação do mosquito causador da Dengue.

Os trabalhos terão início pela área 2 do município, que compreende os bairros: Esplanada Santa Terezinha, Esplanada Santa Helena, Parque Ipanema, Parque Planalto, Residencial Santa Inês, Estiva, Jardim Canuto Borges, Jardim Resende e Parque São Luís.

Os trabalhos de intensificação contra o mosquito da Dengue se fazem necessários por conta do alto valor indicado na última ADL (Análise de Densidade Larvária), realizada no mês de janeiro que atingiu 5,7. Tradicionalmente, o primeiro mês do ano apresenta altos índices de ADL. Em 2022 foi registrado 6,2 e no ano anterior 4,5.

Durante a ADL são coletadas amostras em 6.000 imóveis escolhidos aleatoriamente nas 10 regiões da cidade (600 imóveis por região). Os resultados obtidos geram o IB (Índice Breteau), um valor numérico que define a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento encontrados nos locais vistoriados e permite saber em quais regiões da cidade há maior risco de transmissão da dengue, além da zika, chikungunya e febre amarela. Também são verificados os tipos de recipientes em que as larvas foram encontradas.

Até 31 de dezembro de 2022 a Secretaria de Saúde emitiu 6.325 notificações de casos de dengue e destas, 1.536 foram confirmadas como casos positivos da doença e 2 óbitos.