PREFEITURA ENTREGA REVITALIZAÇÃO DO MUSEU DA IMAGEM E DO SOM

Cerimônia de reinauguração será realizada no dia 18 de maio, quinta-feira

O Museu da Imagem e do Som de Taubaté, popularmente conhecido como MISTAU, foi criado por decreto em 1993 e seu objetivo central sempre foi de coletar, preservar, pesquisar e difundir o acervo iconográfico, sonoro e audiovisual de interesse ou valor artístico, histórico ou cultural de Taubaté e região.

De lá pra cá, o Mistau foi se transformando e acompanhando a história de Taubaté e de seus filhos ilustres ligados a história da imagem e do som de nosso município. No entanto, o prédio onde funciona o Museu, necessitava de obras de restauro geral, visando a segurança dos servidores, visitantes bem como do acervo ali existente.

Foi diante dessa necessidade, que em 2 de junho de 2022, o Museu da Imagem e do Som de Taubaté foi fechado e numa parceria entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a Secretaria de Obras foram iniciados os trabalhos de reforma geral, adequação e manutenção do prédio.

Nesse período, foram criados novos espaços expositivos e inúmeras adequações, e, a partir de 18 de maio, o museu contará os espaços dedicados ao Jornalista Cid Moreira, a rainha da Televisão Brasileira, Hebe Camargo, Maestro Yves Rudner Schmidt, além dos espaços e homenageados que já compunham o Museu, são eles: Celly Campelo, Anacleto Rosas Junior, Remedica Falco, Nancy Guisard, Espaço do Cinema – Amácio Mazzaropi, Espaço de Projeções “Chico do Cinema”, Espaço do Rádio -“Rádio Difusora”.

A cerimônia de revitalização e reinauguração do MISTAU, será realizada no dia 18 de maio, às 09h, na Avenida Tomé Portes Del Rei, 761, Vila São José. Na ocasião, também será realizada a abertura da “XIX Mostra de Arte do Vale do Paraíba, Região Serrana e Litoral Norte”.