CENTRO CULTURAL CELEBRA 91 ANOS DO ARTISTA MESTRE JUSTINO

No dia 15 de maio, Mestre Justino, se estivesse vivo, completaria mais um ano de vida e, nessa ocasião, o Centro Cultural Toninho Mendes recebe a exposição “Lobato e seus personagens“, por Sebastião Justino.

A mostra artística está aberta ao público, na Galeria de Arte Sebastião Justino, no Centro Cultural, até o dia 23 de maio, das 9h às 17h.

A mostra é composto por novo painéis pintados pelo artista durante o processo de embelezamento da cidade de Taubaté, no início dos anos 90.

Image

As obras que são releituras das ilustrações de Manuel Victor Filho para os livros de Lobato, são pintadas em madeirite e foram revitalizadas para compor o acervo do Museu Histórico Monteiro Lobato.

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa enfatiza a importância da homenagem como forma de enaltecimento da memória e legado do artista.

A Galeria de Arte Sebastião Justino está localizada dentro do Centro Cultural Municipal “Toninho Mendes”, na praça Coronel Vitoriano, 01, no centro de Taubaté.

MESTRE JUSTINO

Sebastião Justino Faria, pintor, desenhista e muralista autodidata, nasceu em 1932 em Redenção da Serra, viveu e morreu em Taubaté, no ano de 1994.

Mestre Justino retratou em sua arte as tradições culturais e os costumes do povo do Vale do Paraíba. Suas obras reproduziam constantemente as manifestações culturais do povo, como festas religiosas, romarias, exaltava a figura do tropeiro e do homem do campo.

Os murais produzidos pelo artista, muito comparados aos dos pintores mexicanos José Orozco e Diego Rivera, popularizaram sua arte que hoje se encontra em acervos espalhados pelo Brasil e também no exterior.