PREFEITURA REALIZA 18ª MOSTRA DE TEATRO DE TAUBATÉ

PREFEITURA REALIZA 18ª MOSTRA DE TEATRO DE TAUBATÉ

Image

A Prefeitura Municipal de Taubaté, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, realiza de 13 a 29 de janeiro, a “18ª Mostra de Teatro de Taubaté”. A mostra conta com diversos espetáculos destinados para todos os públicos, em diferentes localidades da cidade, e o objetivo é a valorização da cultura e das artes cênicas, contribuindo para o fortalecimento da classe teatral.

No próximo sábado, dia 7 de janeiro, às 09h, os artistas da mostra realizarão uma concentração de divulgação dos espetáculos, na Praça Dom Epaminondas, no Centro de Taubaté.

A entrada de todos os espetáculos é gratuita , não sendo necessária a retirada de ingressos.

Confira a programação completa:

Image

13/jan 19h – Abertura da Mostra – Amanhã Vai Ser Outro Dia
Local:
Teatro Metrópole | Classificação: Adulto
Sinopse: Um golpe! Meu corpo sofreu um golpe. Fui violentado, arremessado sob a parede, partido ao meio, torturado. Foram mais de 21 anos de dor. Era meu pai, minha mãe, meu tio…Batiam porque podiam bater-me. Tinha a sensação de que um tanque de guerra, soldados armados, cavalarias enormes entravam em meu quarto e invadiam meu corpo.

14/jan 10h – Lina, A Bailarina
Local:
Sítio do Picapau Amarelo | Classificação: Livre
Sinopse: Lina é uma garotinha, filha de um sapateiro, que sonha um dia ser uma bailarina. Só que ela, com vergonha, não conta este segredo a ninguém, apenas para a bailarina da sua caixinha de música, presente que ganhou da sua saudosa mãezinha. Um dia, sozinha na sapataria, uma estranha mulher com o pé vermelho, rouba a bailarina da sua caixinha e avisa a menina que ela só terá a bonequinha de volta quando encontrar a verdadeira bailarina. Desesperada, Lina sai em busca da sua amiguinha e no caminho encontra um mágico vidente, um soldadinho de chumbo que vive em um teatro e um palhaço que faz apresentações com bambolês. Cada um deles lhe dá um presente para que a menina consiga encontrar a verdadeira bailarina.

14/jan 16h – Pluft – O Fantasminha
Local:
Teatro Conceição Molinaro (Centro Cultural Toninho Mendes) | Classificação: Livre
A história conta sobre uma família de fantasmas que “vive” no porão de um navio naufragado, abandonado e esquecido a muitos anos. A pobre menina Maribel é raptada por um personagem muito mau o Pirata Perna de Pau que pretende achar um tesouro perdido neste mesmo navio. Diante dessa inesperada visita os habitantes oficiais do navio; Pluft, sua Mãe e seu Tio Gerúndio tentam libertar Maribel do terrível pirata, mas antes Pluft precisa perder seu medo de gente. Muitas aventuras, sustos e mistérios, ensinando a importância da integridade entre amigos e obtendo uma relação com o público e os personagens que saem de um livro infantil.

14/jan 19h – Amanhã Vai Ser Outro Dia
Local: Teatro Metrópole | Classificação: Adulto

Image

15/jan 11h – Na Boca do Povo
Local:
Sítio do Picapau Amarelo | Classificação: Livre
Sinopse: A peça traz de forma lúdica, brincante e divertida alguns elementos que compõem o folclore brasileiro: trava-línguas, ditados populares, lendas, cantigas, brincadeiras e adivinhas e busca enfatizar a importância da cultura popular na vida de crianças, jovens e adultos.

15/jan 16h – Lina, A Bailarina
Local:
Praça Santa Terezinha | Classificação: Livre

15/jan 20h – A Farsa do Advogado Pathelin
Local:
Teatro Metrópole | Classificação: Adulto
Sinopse: A “Farsa do Advogado Pathelin” é um texto de origem francesa, cujo autor é anônimo. Foi traduzido no Brasil por Luiz Hasselmann. É o texto da idade Média mais conhecido na Europa, e tradicionalmente todo ano é representado no teatro de Milão, na Itália. Esta peça de teatro era representada em todos os lugares públicos, com um fundo dramático ou grotesco. Satirizava a política, a condição social do povo, a realeza, a burguesia, a religião, a justiça, a corrupção, enfim todos os elementos da sociedade da época.

18/jan 19h e 20h30 – Camadas
Local:
Teatro Conceição Molinaro (Centro Cultural Toninho Mendes) | Classificação: Adulto
Sinopse: Camadas é um experimento cênico narrativo, onde a atriz convida as pessoas a participarem do mundo imaginário de Sônia, uma adolescente como qualquer outra, que divide com o público seus sonhos, paixões e anseios. Mesclando a personagem com a narração pessoal da atriz, com sensibilidade e ludicidade, o experimento aborda um tema social muito pouco discutido nos dias de hoje: o abuso sexual infantil.

Image

19/jan 20h A Farsa do Advogado Pathelin
Local:
Teatro Metrópole | Classificação: Adulto

20/jan 19h – Kastelobruxo Parte I
Local:
Fêgo Camargo | Classificação: Infanto-Juvenil
Sinopse: “KASTELOBRUXO” é a continuação de “A Conspiração” e traz os
protagonistas: Perpétua Olivaras, Delfino Fedric, Gregory Gaunt e Brishta Balfour, alunos de uma escola de magia da Europa, para uma nova aventura em plena Amazônia. O que eles não sabem é que irão descobrir muito mais sobre suas origens nessas terras estrangeiras. Habitadas por indígenas, caiporas e boitatás, esses jovens fazem parte de uma outra e importante profecia escrita em um antigo calendário Maia.

20/jan 21h – Os Outros
Local:
Teatro Metrópole | Classificação: Adulto
Sinopse: Um médico encontra em um paciente em fase terminal a sua oportunidade em fazer um experimento científico para amenizar o sofrimento do moribundo antes de morrer. Baseado na obra de Edgar Allan Poe.

Image

21/jan 16h – Kastelobruxo Parte I
Local:
Fêgo Camargo | Classificação: Infanto-Juvenil

21/jan 19h – Os Outros
Local:
Teatro Metrópole | Classificação: Adulto

21/jan 21h – Aqui Jazz Billie
Local:
Teatro Conceição Molinaro (Centro Cultural Toninho Mendes) | Classificação: Adulto
Sinopse: Aqui Jazz Billie é um monólogo musical inspirado na vida e na obra da cantora Billie Holiday e consiste na junção da pesquisa da grande personalidade feminina negra, intérprete que deu vida e voz ao poema de protesto contra linchamento sofrido pelos corpos negros nos Estados Unidos na década de 40, Strange Fruit. As canções interpretadas pela artista serão o fio condutor de sua jornada. A construção desse monólogo musical, tem por objetivo compor uma dramaturgia com elementos de origem biográfica, com a musicalidade do jazz e também canções populares, propondo um olhar híbrido e lúdico sobre essa herança afrodescendente, que encontramos na nossa cultura e sociedade.

Image

22/jan 11h – Viagem Ao Coração da Cidade
Local:
Sítio do Picapau Amarelo | Classificação: Livre
Sinopse: Qual caminho te leva ao coração? Será que existe algum caminho para isso? Um menino, uma rua, uma cigana e quatro caminhos a percorrer. Para encontrar o coração, o menino precisará enfrentar gigantes, desafiar sua própria coragem e sentir-se livre para buscar sua própria liberdade. Estão preparados para essa aventura? Prepare sua bagagem e seu coração e vamos juntos para a Viagem ao Coração da Cidade.

22/jan 16h – Pluft – O Fantasminha
Local: Teatro Metrópole | Classificação: Livre

22/jan 20h – Aqui Jazz Billie
Local: Teatro Conceição Molinaro (Centro Cultural Toninho Mendes) | Classificação: Adulto

Image

25/jan 16h e 19h – Tem Onça no Capoeirão
Local:
Teatro Metrópole | Classificação: Livre
Sinopse: Rabicó descobre rastros de onça no Capoeirão dos Taquaruçus, aos arredores do Sítio do Pica-pau Amarelo. Logo a turma toda se vê obrigada a encontrar a onça pintada antes que ela os encontre. A aventura mata dentro começa a esquentar quando tia Nastácia se perde mata a dentro as crianças. Baseado na obra infantil Caçadas de Pedrinho de Monteiro Lobato. Tem onça no capoeirão é diversão garantida para toda família. Venha com Emília desvendar os perigos da mata.

26/jan 19h – Nora
Local:
Fêgo Camargo | Classificação: Adulto
Sinopse: Quem é Nora? Nora vive em sua casa de bonecas, com seu marido Torvald Helmer e seus filhos, uma vida aparentemente perfeita. Porém, quando segredos do passado retornam e ameaçam o casamento e a felicidade daquela casa, Nora passa a se questionar sobre o seu papel em sua própria vida. Essa personagem atravessa décadas de polêmicas, julgamentos e gritos de liberdade, seus passos inspiram e perguntam. A peça é um mergulho na personagem, e nas simbologias que envolvem os seus passos: a linha da vida que é ao mesmo tempo frágil e forte, e que costura, une e fortalece estruturas. Assim como a própria Nora.

27/jan 16h – Noite De Um Sonho De Verão
Local:
Sítio do Picapau Amarelo | Classificação: Infanto-Juvenil
Sinopse: O que aconteceria se as criaturas mágicas da floresta de Oberon e Titânia (rei e rainha das fadas e dos elfos) resolvessem recontar a história da peça clássica de Shakespeare? Com certeza uma confusão ainda maior do que o original! Os elfos e as fadas convidam o público a conhecer Hérmia, Lisandro, Helena e Demétrio, no seu caminho para encontrar o amor e fugir do casamento arranjado pelo pai de Hérmia. No meio do caminho, algumas trapalhadas, algumas traquinagens e muitas músicas. Ah! E o convite para que o público ajude a contar o final dessa história!

Image

28/jan 11h – Na Boca Do Povo
Local:
Praça Santa Terezinha | Classificação: Livre

28/jan 16h – Noite De Um Sonho De Verão
Local:
Fêgo Camargo | Classificação: Infanto-Juvenil

28/jan 20h – Nem Um Dia Se Passa Sem Notícias Suas
Local:
Teatro Metrópole | Classificação: Adulto
Sinopse: Após a perda dos pais, Joaquim se vê na missão de se desfazer de tudo o que pertencia a eles. Discos. Livros. Vestígios. Rastros. Últimas lasanhas do Universo. Um lar. Neste processo de mudança, Joaquim tem a companhia de Juliano, seu irmão. Entre caixas de papelão, garrafas de whisky e versos de Carlos Drummond de Andrade, dores, perdas, lembranças e conflitos familiares vêm à tona.

Image

29/jan 11h – Viagem Ao Coração Da Cidade
Local:
Sítio do Picapau Amarelo | Classificação: Infanto-Juvenil
Sinopse: Qual caminho te leva ao coração? Será que existe algum caminho para isso? Um menino, uma rua, uma cigana e quatro caminhos a percorrer. Para encontrar o coração, o menino precisará enfrentar gigantes, desafiar sua própria coragem e sentir-se livre para buscar sua própria liberdade. Estão preparados para essa aventura? Prepare sua bagagem e seu coração e vamos juntos para a Viagem ao Coração da Cidade.

29/jan 16h – Nora
Local:
Fêgo Camargo | Classificação: Adulto

29/jan 19h – Nem Um Dia Se Passa Sem Notícias Suas
Local:
Teatro Metrópole | Classificação: Adulto



Pular para o conteúdo