“CONSULTÓRIO NA RUA” REALIZA CERCA DE 220 ABORDAGENS DESDE O INÍCIO DO ANO

Image

Ao longo de todo o ano passado, os profissionais da saúde realizaram 1350 abordagens

Os atendimentos as pessoa em situação de rua são uma preocupação constante da Prefeitura de Taubaté, principalmente neste período de baixas temperaturas. Diversas secretarias municipais realizam esse trabalho em conjunto a fim de fazer com que os serviços ofertados sejam acessados pelo público alvo.

As ações vão além dos trabalhos sociais desenvolvidos pela Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social e contam também com a atuação das Secretarias de Saúde, Segurança e Serviços Públicos.

Na área da saúde, por exemplo, a Prefeitura atua com a equipe do “consultório na rua”, que realiza abordagens a pessoas em situação de rua, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Algumas vezes na semana as ações são acompanhadas pelos profissionais do SEAS (Serviço Especializado em Abordagem Social), que realizam as abordagens sociais.

A equipe é formada por 6 pessoas, sendo 2 enfermeiros, 2 técnicos de enfermagem, 1 assistente social e 1 motorista, e desde o início deste ano realizou cerca de 220 abordagens voltadas para as questões da saúde.

Durante os atendimentos são verificados os sinais vitais, pressão arterial, glicemia e temperatura, além da realização de testes rápidos para IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), coleta de escarro, quando há suspeita de tuberculose, e encaminhamentos para atendimentos odontológicos, para emergência e tratamentos.

No ano passado, os profissionais da saúde realizaram 1350 abordagens com pessoas em situação de rua e desse total 1033 pessoas aceitaram ser atendidas.

Nos casos que exigiram outros tipos de atendimentos, as pessoas foram conduzidas para as UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) ou o SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) foi acionado.

Além dessas abordagens, a equipe do “consultório na rua” realiza ações pontuais, como a vacinação realizada na última semana no Centro Pop, onde foram aplicados cerca de 100 imunizantes, entre a dose bivalente, contra a covid-19, e contra a gripe.

“Campanha Recomeçar Bem”

Esse é o nome da campanha iniciada pela Prefeitura de Taubaté na segunda quinzena de maio, com o objetivo de trazer de volta a esperança às pessoas em situação de rua, com trabalho do poder público e ajuda de toda a comunidade.

A iniciativa reúne profissionais das áreas de desenvolvimento social, saúde, serviços públicos e segurança e a meta é trazer a pessoa em situação de rua para dentro da rede de apoio que o município oferece.

A campanha “Recomeçar Bem” traz como lema: não dê esmola, doe informação. E orienta a população a informar a Prefeitura sobre pessoas em situação de rua. O foco é levá-las para a rede de apoio oficial do município. “Mande um zap”, pedem as peças publicitárias da campanha, informando, na sequência o número do telefone oficial do “Recomeçar Bem”: (12) 99684-8596. As mensagens serão recebidas pela estrutura da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, que acionará uma equipe de abordagem.