Campanha Maio Amarelo- Educação para o Trânsito

Maio Amarelo têm diversas ações em Taubaté

A Prefeitura de Taubaté, através da Secretaria de Mobilidade Urbana com o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Detran/SP, preparou a Campanha Nacional Maio Amarelo de 2019 com ações em escolas, estabelecimentos comerciais, blitz educativa no trânsito, entre outras atividades. O slogan é “No trânsito, o sentido é a vida”.
Neste ano as ações serão intensificadas dentro do convênio firmado com o Detran/SP através do Movimento Paulista de Segurança Viária, com repasses ao município de multas estaduais, que representam um investimento de R$ 165.800,00 nesta ação de educação de trânsito. Serão implantadas faixas com mensagens educativas em diversas vias da cidade, além da distribuição de panfletos, brindes e campanhas nas mídias.
A campanha Maio Amarelo visa chamar a atenção da população sobre o risco de acidentes e mortes no trânsito e os cuidados que todos devem observar para a redução desses índices. A cor amarela foi escolhida por ser muito presente nas sinalizações de trânsito, nas placas de advertência e no semáforo, onde o amarelo indica que o motorista precisa ter atenção.
O prédio do relógio (CTI), o Cristo e o Paço Municipal terão suas fachadas iluminadas de amarelo, integrando a paisagem urbana neste contexto.
A cidade de Taubaté reduziu significativamente os índices de acidentes nos últimos 6 anos, em torno de 65%,sendo que em 2012 foram registrados 4.853 acidentes e 1.704 em 2018. Já em 2019 a redução no primeiro trimestre foi de 26%, quando comparado com o mesmo período do ano passado. Os dados são fornecidos pelo 5º Batalhão da Polícia Militar.
Essa redução é um reflexo das ações da Secretaria de Mobilidade Urbana, que realiza um trabalho permanente de educação para o trânsito com orientação para munícipes, escolas e empresas; serviços de implantação, adequação e revitalização da sinalização viária, e também ao trabalho ostensivo nas ações de fiscalização de trânsito e no monitoramento através das câmeras do COI.
Já o índice de mortes no trânsito acumulou queda de 27% no primeiro trimestre deste ano com 8 mortes registradas contra 11 no mesmo período de 2018, conforme dados do Infosiga. As mortes no trânsito são ocasionadas principalmente por imprudência dos motoristas e pedestres e estão relacionados a alcoolemia, excesso de velocidade e desrespeito às leis de trânsito de forma geral.
Para reduzir os índices de mortes no trânsito foi criado o Comitê de Segurança Viária, formado por membros das Secretarias de Mobilidade Urbana, Educação e de Saúde, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Detran/SP, Polícias Rodoviárias Federal e Estadual, DER/SP, concessionária Nova Dutra, entre outros, com o objetivo de avaliar e tratar as causas dos acidentes com vítimas e firmar uma agenda para a implementação de ações de fiscalização no trânsito, que serão intensificadas neste ano.

Serviço:

Campanha Nacional Maio Amarelo 2019

2 de maio – 10h às 12h
Mini-circuito + palestra
Local: Colégio Jardim das Nações – rua Benjamin Constant, 29/79 – Jardim das Nações

3 de maio – 11h às 13h
Blitz educativa
Local: em frente ao Colégio Jardim das Nações  – rua Benjamin Constant, 29/79 – Jardim das Nações

7 de maio – 9h às 19h
Palestra
Local: EMEIEF Prof. Ciniro Mathias Bueno Chácara Ingrid – rua Trinca Ferro, 354 – Chácaras Ingrid

8 de maio – 17h às 21h
Blitz educativa
Local: em frente ao prédio do Direito da Unitau – parque Dr. Barbosa de Oliveira, 285 – Centro

14 de maio – 9h às 16h
Mini-circuito
Local: Supermercado Shibata – avenida Bandeirantes, 808 – Jardim Maria Augusta

16 de maio – 9h às 19h
Palestra (fundamental + EJA)
Local: EMEF Diácono José Angelo Victal – avenida presidente Getúlio Vargas, 625 – Santa Luzia

25 de maio – 9h30 às 11h30
Palestra
Local: Centro de Formação de Condutores – rua Dona Chiquinha de Mattos, 20 – Centro

31 de maio – 13h às 15h (encerramento)
Mini-circuito adaptado + apresentação musical e teatral
Local: EMIEF Sargento Everton Vendramel de Castro Chagas (Sítio II) – avenida Dr. José Ortiz Patto, s/nº – Sítio Santo Antônio

Pular para o conteúdo