TAUBATÉ SEGUE COM CAPACITAÇÕES DO “PROGRAMA SAÚDE COM AGENTE”

Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), da Prefeitura de Taubaté, estão em treinamento, por meio de capacitações do “Programa Saúde com Agente”. O curso acontece até junho de 2023.

O programa, que teve início em setembro de 2022, objetiva a formação técnica na área de saúde, por meio de modalidades presencial e a distância, foi criado em atenção as leis que ampliaram as atribuições dos agentes, tanto os ACS e os ACE.

A formação dos agentes de saúde visa melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária para os munícipes de Taubaté. Além disso, reforça a valorização dos agentes, que desempenham importante papel como educadores para a cidadania na Saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas.

Assim, os agentes passam a ter autonomia para realizarem aferição de pressão arterial, mensuração de glicemia capilar e avaliação de oxigenação, podendo encaminhar a população aos serviços de saúde adequados, uma vez que, estes agentes já estão em contato direto com os munícipes, já que realizam visitas domiciliares rotineiras. Os profissionais passam a ter um olhar atento sobre as informações colhidas nas residências para melhor orientar os pacientes que necessitam de atendimento.

O “Programa Saúde com Agente” é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).