TAUBATÉ INICIA CAMPANHA DE INTENSIFICAÇÃO DE BUSCA ATIVA DE SINTOMÁTICOS RESPIRATÓRIOS

TAUBATÉ INICIA CAMPANHA DE INTENSIFICAÇÃO DE BUSCA ATIVA DE SINTOMÁTICOS RESPIRATÓRIOS

Acontece em Taubaté, até o dia 20 de março, a Campanha de Intensificação de Busca Ativa de Sintomático Respiratório. A iniciativa da Secretaria de Saúde de Taubaté tem como objetivo a descoberta precoce de casos de tuberculose no município.

Neste período, serão interrogadas ativamente pessoas que estiverem apresentando tosse, há mais de 3 semanas, para identificação rápida de casos de Tuberculose, para a oferta de tratamento precoce e redução de transmissão e consequentes óbitos.

A estratégia inclui atendimentos nas UBS Mais, Pamos, Estratégia de Saúde da Família, AMI, CAPs, e Equipe do Consultório na Rua, abrangendo a população em situação de rua, Centro POP e abrigos, com apoio da Equipe Técnica da Vigilância Epidemiológica (V.E.). A ação consiste em questionar sobre a presença e duração da tosse, independente do motivo da procura, encaminhar os sintomáticos respiratórios para a coleta do exame, explicar sobre a coleta e colher amostra de escarro.

A tuberculose é uma doença infecciosa causada pela bactéria “bacilo de Koch”. É contagiosa e transmitida pelo ar. Passa de uma pessoa para outra e atinge, principalmente, os pulmões, mas pode ocorrer em outras partes do corpo, como: gânglios, rins, ossos, intestinos e meninges. O principal sintoma é a tosse por três semanas consecutivas e o tratamento pressupõe o uso de medicamentos diários, por cerca de seis meses.

A recomendação da V.E. é que toda pessoa que apresente tosse, por três ou mais semanas, procure uma Unidade de Saúde para realizar a baciloscopia. Os pacientes diagnosticados com Tuberculose recebem os remédios gratuitamente. Estes são distribuídos nas Unidades de Saúde e Ambulatório Municipal de Infectologia.

A tuberculose tem cura, desde que o paciente siga as orientações do médico e dos demais profissionais de saúde, responsáveis pelo acompanhamento. Quando o paciente com a doença abandona o tratamento por conta própria, possibilita o surgimento de bactérias resistentes aos remédios, dificultando o tratamento e podendo levar à morte.

Em Taubaté, de 2019 a 2022, foram registrados 18 óbitos relacionados à Tuberculose e 356 casos da doença.



Pular para o conteúdo