SEMABEA APRESENTA PROGRAMAÇÃO EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março, a Secretaria de Meio Ambiente e do Bem-Estar Animal, da Prefeitura de Taubaté promove diversas ações a partir da próxima terça-feira (21).

O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data é um esforço da comunidade internacional para colocar em pauta questões essenciais que envolvem recursos hídricos.

A ONU definiu para 2023 o tema “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo”, com o objetivo discutir formas de acelerar mudanças para solucionar a crise global da água e saneamento.

A campanha sobre o Dia Mundial da Água 2023 está usando como estratégia de sensibilização a fábula de um beija-flor que se esforça em apagar o incêndio da floresta carregando água pelo seu bico, simbolizando que cada gota importa. Na chamada sobre a data, a ONU questiona: “neste exato momento, estamos diante de uma crise global de água e saneamento, ficaremos parados e olhando ou vamos agir?”

Como parte da celebração, levando em consideração a campanha desenvolvida pela ONU, o município preparou a seguinte programação:

21/03 (terça-feira) **na **EMEF Pe. Prof. Dr. Ramon de Oliveira Ortiz

9h Plantio de 87 mudas de árvores nativas nas dependências da escola, com a participação dos alunos e da Secretaria de Esportes (equipe de futsal), considerando uma das ações propostas pela ONU – “Proteja a natureza: Plante uma árvore ou crie um jardim de chuva – use soluções naturais para reduzir o risco de inundações”.

22/03 (quarta-feira): Dia Mundial da Água

* Período da manhã – Local: Praça Dom Epaminondas

9h Doação de mudas de árvores nativas aos munícipes e campanha de educação ambiental sobre importância das nascentes, matas ciliares e descarte correto de resíduos.

* Período da noite – Local: Auditório da Engenharia Civil da Unitau (Rua Expedicionário Ernesto Pereira, nº 99 – Centro)

Realização de palestras considerando uma das ações propostas pela ONU – “Seja Curioso: Descubra de onde sua água vem e como ela é distribuída…”

Horários:

18h Tema: Planos de Macrodrenagem como meio para conservação da água em bacias hidrográficas. Palestrante: Prof. Dr. Marcelo dos Santos Targa

19h Tema: A Drenagem Urbana de Taubaté. Palestrante: Valenge Engenharia

23/03 (quinta-feira)Local: Parque do Itaim

9h Circuito ecológico no Parque do Itaim com alunos da EMEIEFM Prof. José Marcondes de Moura (Monjolinho)

24/03 (sexta-feira) – Local: Parque do Itaim

9h Circuito ecológico no Parque do Itaim com alunos da EMEIEF Cônego Benedito Augusto Corrêa (Itaim)

O circuito ecológico oportuniza o contato com a natureza. Na ocasião, será realizada caminhada na trilha, visitação ao minhocário e melinonário. Ao final do circuito os alunos receberão água saborizada com itens produzidos na horta medicinal, com o objetivo de despertar a reflexão sobre a importância da água e consumo de alimentos locais. Por fim, os alunos receberão um Origami, simbolizando o beija-flor da fábula, para que possam inserir seu nome e compromisso relacionado à preservação ambiental, fixando em um painel que representa a bandeira do Brasil. O painel ficará exposto na Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal.