“PROTAGONISMO JUVENIL” INICIA AULAS EM ESCOLA DA ESPLANADA

Alunos do 6º ao 8º anos da EMEFM Vereador França, no bairro Esplanada Santa Terezinha já estão cursando, no contraturno regular, aulas do projeto piloto “Protagonismo Juvenil”.

Os jovens foram escolhidos pela Secretaria de Saúde de Taubaté para participarem de projeto que forma agentes multiplicadores da Saúde, nas escolas e bairros. O projeto conta com equipe formada por nutricionista, enfermeiro, assistente social e escriturário, por intermédio do Núcleo de Desenvolvimento e Educação em Saúde – Inova.

Já em um primeiro momento, os docentes produziram em grupos maquetes das Unidades de Estratégia Saúde da Família do bairro para que recebessem o conteúdo de funcionamento, importância do serviço, acolhimento, entre outras informações. Uma outra atividade proposta foi o estudo de rótulos de alimentos para verificação da composição e quantidades de açúcar e sódio, por exemplo.

A formação extra curricular proposta está baseada em três pilares – escuta, empatia e responsabilidade – e apresenta para os jovens as profissões da área da saúde que promovem qualidade de vida.

A grade curricular conta com os temas: Saúde Pública e Profissões na Saúde; Nutrição e Alimentos Saudáveis; Alimentação para Gestante e Amamentação; Empreendedorismo; Primeiros Socorros; Benefícios da boa alimentação; Doenças Crônicas; Como ser um multiplicador da saúde; Benefícios do Esporte e Humanização.

As aulas são ministradas semanalmente, com 3 horas de duração por um período de 6 meses.