“PROTAGONISMO JUVENIL” FORMA AGENTES MULTIPLICADORES DA SAÚDE

Alunos do 6º ao 8º anos da EMEFM Vereador França, no bairro Esplanada Santa Terezinha foram escolhidos pela Secretaria de Saúde de Taubaté para iniciarem projeto piloto “Protagonismo Juvenil”.

O projeto conta com equipe formada por nutricionista, enfermeiro, assistente social e escriturário, por intermédio do Núcleo de Desenvolvimento e Educação em Saúde – Inova, e tem como objetivo formar jovens agentes multiplicadores da saúde nas escolas e bairros, por meio de capacitações que contam também com a participação dos pais de alunos.

A formação extra curricular proposta está baseada em três pilares – escuta, empatia e responsabilidade – e apresenta para os jovens as profissões da área da saúde que promovem qualidade de vida. A grade curricular conta com os temas: Saúde Pública e Profissões na Saúde; Nutrição e Alimentos Saudáveis; Alimentação para Gestante e Amamentação; Empreendedorismo; Primeiros Socorros; Benefícios da boa alimentação; Doenças Crônicas; Como ser um multiplicador da saúde; Benefícios do Esporte e Humanização.

As aulas são ministradas semanalmente, com 3 horas de duração em um período de 6 meses. Há um limite de 40 alunos por turma, que se apresentam de forma voluntária e passam por uma seletiva, com critérios que consideram: se a família recebe Auxílio Brasil, quantidade de moradores na casa, frequência nas aulas e notas do ano anterior.

Após a formatura, em agosto de 2023, os alunos receberão certificados e, junto com os agentes de saúde, irão desenvolver ações para a população, dentro e fora da escola. Eles irão também conhecer as escolas técnicas municipais e particulares da cidade, serão apresentados aos cursos da área da Saúde, conhecer o processo de bolsa de estudos e com os alunos dos cursos irão participar de ações voltadas à população. No ano seguinte, os alunos do 9º ano se tornam Jovens Trainee, contribuindo para a formação de novos agentes e incentivando a inscrição dos adolescentes do 8º ano no projeto.