PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA REALIZA TRIAGEM AUDITIVA

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA REALIZA TRIAGEM AUDITIVA

A Rede Municipal de Ensino de Taubaté passa a realizar, em março, triagem auditiva em crianças matriculadas na Educação Infantil, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE).

Nos dias 3 e 10 de março, os 44 alunos, da 2ª etapa da EMEI Maria Aparecida da Silva Quintanilha, do Jardim Baronesa, serão submetidos ao exame que avalia a “orelha média” e em casos que requeiram maior atenção, a criança será encaminhada ao especialista, através de agendamento, já com acesso à farmácia municipal, em caso de prescrição de medicação.

O objetivo principal é a detecção precoce de alterações auditivas e encaminhamentos para exames auditivos mais completos e tratamento quando necessários.

A triagem auditiva, teve início em um projeto piloto na escola Sedes. Na ocasião, entre os 57 alunos, de 5 anos de idade, foram detectadas 30 crianças com suspeitas de alterações auditivas e destes 20 foram direcionados para atendimento com o especialista e 10 foram encaminhados para a realização de exames auditivos mais completos.

O Projeto Saúde na Escola é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, com a Secretaria de Educação e Universidade de Taubaté, através do curso de Medicina, com alunos da disciplina Otorrinolaringologia.

O programa teve início há 10 anos e no início atendia 2.200 alunos da rede municipal e atualmente, foi ampliado e neste ano de 2023 a adesão chega a 40.492 estudantes de 117 escolas municipais. Para este ano o planejamento inclui trabalhar com antropometria, triagem visual, avaliação da carteira de vacinação, palestras sobre sexualidade, postura, saúde mental e arboviroses, entre outros temas.



Pular para o conteúdo