POLICLÍNICA IMPLANTA AMBULATÓRIO DE CUIDADOS PALIATIVOS

Nas dependências da Policlínica foi implantado, como projeto piloto, o Ambulatório de Cuidados Paliativos, para pessoas que possuem doença grave e ameaçadora da vida.

O espaço visa oferecer atendimento na modalidade ambulatorial além do tratamento modificador da doença. É ofertado um cuidado mais amplo, que visa não somente o tratamento específico do problema, mas também o alívio e a prevenção do sofrimento que a doença causa à pessoa e seus familiares.

Tem como objetivo aumentar a qualidade de vida do paciente tratando questões profundas de ordem física, psicológica, social, familiar e espiritual, mantendo a dignidade humana, abalada pela doença.

Em uma ação inovadora na região, a Prefeitura de Taubaté juntamente com o Programa de Apoio do Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI), iniciou o projeto que contou com a ajuda do Hospital Sírio Libanês para a implantação do Ambulatório e treinamento para a equipe do Qualist que, realiza os atendimentos em domicílio.

As equipes foram treinadas, em parceria com o Hospital Regional, por meio de aulas presenciais, online e treinamentos práticos, permitindo que profissionais de saúde da cidade aprofundassem sua visão sobre o assunto.

O projeto pioneiro entre as cidades na região conta com atendimento multidisciplinar, obrigatório para este tipo de cuidado. O serviço ambulatorial disponibiliza o atendimento em fase precoce ao paciente e seus familiares através de consultas simultâneas com médico, enfermeiro além de oferecer atendimento psicológico, com estudantes de psicologia de uma faculdade local.

Quem pode receber o cuidado paliativo:

Toda pessoa acometida por uma doença grave que ameace a vida, seja aguda ou crônica, em qualquer idade. Alguns exemplos são pacientes com câncer e metástase, pessoas com doenças do coração, pulmão ou rim em fases avançadas, doenças neurológicas progressivas, entre outras.