ORGANIZAÇÕES SOCIAIS PROMOVEM MELHORIAS NAS UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO

ORGANIZAÇÕES SOCIAIS PROMOVEM MELHORIAS NAS UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO

Após assumirem a gestão da Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município, as Organizações Sociais promoveram significativas melhorias que impactam diretamente na qualidade do atendimento prestado à população.

Os usuários dos serviços das UPAs San Marino, Santa Helena, PA Cecap e Pronto Socorro já puderam constatar a implantação de um painel eletrônico para chamada de pacientes para atendimento, instalação de laboratórios próprios dentro dos espaços, utilização de equipamentos tecnológicos nas salas de classificação de risco, permanência de ambulâncias nas unidades, presença de assistentes sociais para humanização do atendimento, além da capacitação permanente dos profissionais. Todas essas iniciativas também possibilitaram a redução no tempo de espera do usuário dentro das unidades.

A implantação do painel eletrônico permite que o paciente seja chamado nominalmente por imagem e som e os chamados ficam registrados não podendo o usuário alegar não ter ouvido seu nome que, antes era proferido por um funcionário que ia a sala de espera e fazia o anúncio da consulta.

Já com a instalação dos laboratórios, as unidades passaram a ter mais agilidade na liberação de resultados de exames laboratoriais, diminuindo o tempo de espera do usuário na unidade. Anteriormente, os paciente coletavam o material que era encaminhado para análise no Pronto Socorro.  As salas de classificação de risco foram equipadas com tecnologia que possibilitam aos profissionais de saúde identificar com mais agilidade a necessidade específica de cada paciente, realizado o diagnóstico de forma mais rápida.

Ambulâncias

Com a permanência de ambulâncias na UPAs,  as unidades passaram a realizar o transporte de emergência com mais agilidade, tanto para a realização de exames, como tomografias por exemplo, como em casos de transferências. Com a atuação dos profissionais do Serviço Social, o atendimento foi humanizado e os pacientes podem contar com um auxílio especializado.

Por meio da Educação Continuada, os profissionais das UPAs passaram a receber capacitação constante para melhorias nos processos internos de trabalho e atendimento ao público. Além da oferta de lanchinhos servidos à população durante o tempo de espera.



Pular para o conteúdo