NUTRICIONISTAS DA REDE MUNICIPAL DEBATEM “SELETIVIDADE ALIMENTAR”

NUTRICIONISTAS DA REDE MUNICIPAL DEBATEM “SELETIVIDADE ALIMENTAR”

O Programa de Educação Permanente, da Secretaria de Saúde de Taubaté, promoveu nesta segunda-feira (6) um encontro entre as nutricionistas da rede municipal para debater a “Seletividade Alimentar”.

Os atendimentos nutricionais às crianças acontecem nas unidades: Caps, Madre Cecília e Policlínica Infantil. São cerca de 190 atendimentos mensais e cerca de 70% dos pequenos atendidos apresentam a seletividade alimentar. Ainda que não haja dados comparativos, os profissionais envolvidos perceberam um aumento no número de pacientes que apresentam o problema.

A nutricionista Aline Alves da Silva , especialistas no tema, conduziu o encontro de capacitação de nossas profissionais e ressaltaram a importância de acompanhar estas crianças que apresentam dificuldades em ingressar na escola, de convívio em grupo de amigos e familiares, além de apresentarem má nutrição, que pode levar a anemia, por exemplo. A seletividade alimentar nestas crianças estão relacionadas ao TEA, alergia alimentar entre outros.

A pessoa com seletividade alimentar costuma ter aversão sensorial a certos sabores, texturas ou cores, chegando a desenvolver fobia de determinados alimentos. Como resultado, se alimentam com uma dieta muito restrita, afetando principalmente a ingestão de micronutrientes, como vitaminas e minerais.



Pular para o conteúdo