DIA NACIONAL DE COMBATE E PREVENÇÃO DA HANSENÍASE TEM BALANÇO DE AÇÕES EM TAUBATÉ

No dia 30 de janeiro se comemora o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hanseníase e a Prefeitura de Taubaté, através de sua rede de Atenção Primária em Saúde divulga o balanço do mês dedicado ao Janeiro Roxo.

O Brasil é o país com maior incidência de casos de hanseníase no mundo, em relação ao número de habitantes e para mudar essa realidade, a Secretaria de Saúde de Taubaté disponibilizou informações e cuidado à população.

Em 46 unidades de saúde, de 2 a 13 de janeiro foi trabalhado o tema: Hanseníase – diagnóstico precoce é a chave para a redução da doença, que contou com a participação de 1.099 munícipes. De 23 a 27, aconteceram nas diversas unidades o “Dia D”, com aproximadamente 410 avaliações e exames físicos de sinais e sintomas que possibilitou o encaminhamento de 7 pessoas ao Ambulatório Municipal de Infectologia para acompanhamento.

Atualmente a hanseníase tem altos índices de cura, o que previne sequelas irreversíveis, aumentando a qualidade de vida do paciente. Os sintomas mais comuns são manchas pelo corpo, com perda de sensibilidade aos calor, dor ou tato; formigamentos, diminuição de força muscular e/ou  enrijecimento de nervos.

O Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hanseníase tem como objetivo divulgar os avanços médicos no tratamento da doença e combater o preconceito que ainda existe.