DEFESA CIVIL DE TAUBATÉ PARTICIPA DE OFICINA PARA OPERAÇÃO ESTIAGEM 2023

Agentes da Defesa Civil de Taubaté participam da 8ª Oficina Preparatória para Operação Estiagem, a ser realizada em Campos do Jordão, nesta quinta-feira, dia 4 de maio.

A capacitação é promovida pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, em parceria com seus representantes regionais e abrange 39 municípios da região.

Essa ação tem como objetivo capacitar os municípios para atuarem preventivamente frente aos problemas de estiagem e formar brigadas municipais para combate a incêndios em cobertura vegetal.

O treinamento contará com instruções técnicas referentes aos temas: acionamento do Plano de Contingência para o período de estiagem; monitoramento da Umidade Relativa do Ar (URA); inserção de dados no Sistema Integrado de Defesa Civil (SIDEC); protocolo de acionamento de aeronaves e crimes ambientais relacionados a incêndios.

Já a parte prática, consiste em um treinamento de campo organizado pelo Corpo de Bombeiros, expondo as técnicas de combate a incêndios, regras de segurança e deslocamento no terreno, além da exposição de materiais básicos de combate a incêndio florestal.

Ao término do treinamento, seguindo os critérios estabelecidos por Resolução da CEPDEC/SP, os municípios poderão receber um kit estiagem, para auxiliar no combate a incêndios florestais.

Os participantes desta oficina serão os futuros divulgadores do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil em suas comunidades e contribuirão sobre maneira para a prevenção de riscos e para a resposta a desastres.

Vale ressaltar ainda que as oficinas, contribuíram para a redução recorde de incêndios florestais em 2022, em todo o estado de São Paulo, onde foram contabilizados 1.008 focos de incêndio, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), uma redução de 79% se comparado com o mesmo período de 2021.

Em Taubaté, em 2021 foram registrados 187 focos de queimadas e este número foi ainda maior no ano seguinte, sendo 235 ocorrências de fogo em vegetação. De janeiro ao início de maio de 2023, já foram registrados 14 focos de incêndio.

O período de estiagem tem início no mês de maio e se encerra em 30 de setembro.