ALUNOS SÃO ENCAMINHADOS PARA CONSULTAS COM ESPECIALISTAS APÓS TRIAGEM AUDITIVA EM CRECHE

ALUNOS SÃO ENCAMINHADOS PARA CONSULTAS COM ESPECIALISTAS APÓS TRIAGEM AUDITIVA EM CRECHE

Alunos da 2ª etapa da EMEI Maria Aparecida da Silva Quintanilha, do Jardim Baronesa, que passaram pela Triagem Auditiva realizada pela Secretaria de Saúde, são encaminhados para atendimento com especialistas.

Nos dias 3 e 10 de março, 36 alunos da unidade de Educação infantil foram submetidos ao exame que avalia a “orelha média”. Das crianças atendidas, 14 apresentaram alguma alteração, em casos que demandaram maior atenção. As crianças foram encaminhadas para consultas com Otorrinolaringologista, para exames auditivos mais completos, e para o Cedic (Centro de Distúrbios da Comunicação) da Prefeitura de Taubaté.

Com a Triagem Auditiva, o Programa Saúde na Escola (PSE) objetiva a detecção precoce de alterações auditivas e os encaminhamentos para exames auditivos mais completos e tratamento, quando necessários.

A triagem auditiva teve início com um projeto-piloto na escola Sedes. Na ocasião, entre os 57 alunos, de 5 anos de idade, foram detectadas 30 crianças com suspeitas de alterações auditivas e, destes, 20 foram direcionados para atendimento com o especialista e 10 foram encaminhados para a realização de exames auditivos mais completos.

O Projeto Saúde na Escola é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação e com a Universidade de Taubaté. As próximas unidades a serem atendidas serão EMEI Mãe Maria, no bairro Monção, e EMEI Oswaldo Barbosa Guisard, no Jardim Ana Emília, em abril e maio respectivamente.



Pular para o conteúdo