Cidade Coirmã – Yonezawa (Província de Yamagata, Japão)

Data da aliança 28 de janeiro de 1974

Selo Oficial de Yonezawa
Yonezawa 
米 沢 市
Cidade
 
Bandeira de YonezawaBandeira  Selo
Localização de Yonezawa
   
Coordenadas: 37 ° 55′20.1 ″ N 140 ° 07′0,4 ″ E Coordenadas : 37 ° 55′20,1 ″ N 140 ° 07′0,4 ″ E
PaísJapão
RegiãoTohoku
PrefeituraYamagata
Governo
 • PrefeitoMasaru Nakagawa (desde dezembro de 2015)
Área
 Total548,74 km 2
População (outubro de 2003)
 Total94 227
 Densidade156 / km 2 (400 / sq mi)
Fuso horárioHora Padrão do Japão ( UTC + 9 )
– árvoreKometsuga Tsuga diversifolia)
– florAzumashakunage Rhododendronmetternichii Sieb. E Zucc. Var. Pentamerum Maxim)
Número de telefone0238-22-5111
Endereço5-2-25 Kanaike, Yonezawa-shi, Yamagata-ken 992-8501
Local na rede Internethttp://www.city.yonezawa.yamagata.jp/
This is box title
Yonezawa 市 沢 市Yonezawa-shi ) é uma cidade japonesa localizada na província de Yamagata. Em 2003, a cidade tinha uma população estimada em 94 227 habitantes e uma densidade populacional de 171,72 h/km². Tem uma área total de 548,74 km².

Processo de Aliança – A coirmandade é um acordo de geminação, criando as cidades-irmãs e estreitando laços entre cidades de qualquer país do mundo. Trata-se de uma parceria formal permanente, promovendo relações não só de amizade, mas também de intercambio, apoio e projetos de interesses comuns. Atua em diversas áreas, dando poderes às coletividades locais, permitindo assim que governos e empresas, assim como seus administradores possam promover programas de intercambio e cooperação.

Aos vinte e oito dias do mês de janeiro do ano de mil novecentos e setenta e quatro foi celebrada a Declaração Conjunta entre os prefeitos das cidades de Taubaté (São Paulo – Brasil) e de Yonezawa (Yamagata – Japão) Engenheiro Milton de Alvarenga Peixoto e o Sr. Keitaro Yoshiike, respecticvamente, este representado pelo vice-prefeito da época, Sr. Taminta Satoh e oficializaram o mutuo acordo de cidades irmãs;

Através da Lei nº 2095 de 9 de julho de 1984, de autoria do então Prefeito Municipal José Bernardo Ortiz, foi instituído o “Dia de Yonezawa, e logo em seguida no ano de 2004 uma comitiva da cidade de Yonezawa visitou Taubaté conhecendo as principais pontos da cidade, e, encerrando com um almoço no Hotel Baobá onde o Engº José Bernardo Ortiz, novamente Prefeito Municipal, foi presenteado com um “Zin bauri”, uma faixa que os generais de maior graduação hierárquica utilizavam sobre a armadura por ocasião das batalhas.

No texto extraído do artigo “Historias da Imigração em Taubaté” obtido na divisão de Museus, Patrimônio e Arquivos Históricos de Taubaté, dez anos após a assinatura do Tratado de Amizade entre o Brasil e o Japão em 1905, o embaixador japonês Suguimura passou por Taubaté durante viagem pelo Vale do Paraíba, a qual tinha por objetivo levantar as áreas propicias ao acolhimento de imigrantes japoneses. Em 1917, tendo conhecido as qualidades da cidade por meio do relatório do embaixador Suguimura, o Sr. Seito Saibara, que fora Deputado Federal no Japão adquiriu terras em Taubaté para o plantio de arroz.

Foram 39 alqueires que passaram a constituir a Fazenda Shiguetsu. Ele foi o primeiro imigrante japonês a chegar em Taubaté. No ano de 1924, foi a vez do Sr. Takeo Hatori, engenheiro agrônomo, formado no Japão, que veio para se estabelecer como agricultor e avicultor em uma fazenda de 23 alqueires no bairro conhecido na época como “As caveiras”, atual bairro da Independência. 

Pular para o conteúdo