CAS – CONTROLE DE ANIMAIS SINANTRÓPICOS

This is box title

Endereço: Avenida Vereador José Roberto Bueno de Mattos, 235 – Jardim das Nações
Horário de atendimento ao público na base: das 8h às 12h e das 13h às 17h
Telefones: (12) 3635-4091 

 E-mail: pmt.controle.vetores@taubate.sp.gov.br

[one_half]

 [/one_half] [one_half_last] [googlemap src=”” width=”” height=”” align=””] [/one_half_last]

Animais sinantrópicos são aqueles que se adaptaram a viver próximos a grupos humanos. Diferem-se dos animais domésticos, os quais o homem cria e cuida para ter companhia (cães, gatos, pássaros, entre outros), para que produzam alimentos (galinha, pato, porco) ou para serem utilizados como meio de transporte (cavalo, burro).

O CAS participa das seguintes ações:

– recebe denúncia de focos de dengue (criadouros do mosquito Aedes aegypti);

– realiza, pelo menos três vezes ao ano, o mapeamento e a pesquisa entomológica do mosquito Aedes aegypti, identificando situações propícias à sua proliferação e direcionando as ações de combate, executando ações de bloqueio de criadouros e nebulização, quando da ocorrência de casos positivos de dengue e chikungunya, para evitar sua disseminação;

– promove palestras, orientação e material informativo sobre dengue;

– faz a remoção de material inservível pelo caminhão cata-treco (parceria com a Secretaria de Serviços Públicos – SESEP);

– promove informações e vistorias sobre animais sinantrópicos, tais como escorpiões, formigas, pombos, roedores, abelhas, morcegos. Vale lembrar que a aplicação de veneno contra esses animais e a remoção de enxames só podem ser realizadas em áreas públicas. Em imóveis particulares, o proprietário deve contratar empresa de controle de pragas para realizar esse tipo de serviço. Os animais sinantrópicos, como todos os seres vivos, necessitam de três fatores para sua sobrevivência: água, alimento e abrigo. A água não é fator limitante no nosso meio, mas podemos interferir nos outros dois — o alimento e o abrigo —, impedindo que espécies indesejáveis se instalem ao nosso redor.

 

IMPORTANTE: no site da Prefeitura — www.taubate.sp.gov.br/ dengue — existem dois links exclusivos para denúncia e notificação sobre locais e casos suspeitos de dengue.

 

 

Pular para o conteúdo