Carnaval 2016 | Informações

Para garantir o conforto e a segurança da população no Carnaval 2016, a Prefeitura de Taubaté, através do trabalho interligado das Secretarias Municipais, está preparando uma infraestrutura com diversas atividades para a família. Os eventos acontecem na Avenida do Povo, Quiririm e em alguns bairros da cidade.

Segurança

A Secretaria de Segurança Pública de Taubaté planeja ações integradas para coibir crimes, uso e tráfico de drogas, vandalismo e brigas durante o período de Carnaval, através do COI (Centro de Operações Integradas), COI móvel e atuação da Atividade Delegada nos pontos de maior movimentação e aglomeração. O ônibus do COI vai estar na Avenida do Povo nos dias 6 (sábado) e 7 (domingo). Durante o Carnaval, a Secretaria vai dispor de uma equipe de 120 pessoas, entre brigadistas e guardas civis municipais, além de uma empresa especializada para reforçar a segurança e os policiais da Atividade Delegada. Os eventos no Distrito de Quiririm também receberão reforço na segurança. A orientação é que os foliões não levem e nem comercializem bebidas em recipientes de vidro e latas, e utilizem copos descartáveis.

Infraestrutura 

Com o tema “Berço das Artes”, o Carnaval 2016 tem como destaque as figuras artísticas naturais de Taubaté e de fama nacional, que desenvolveram trabalhos pela cidade, como Monteiro Lobato, Hebe e Fêgo Camargo, Lia Aguiar, Mazzaropi, Celly Campello, entre outros. Serão homenageados um total de 26 artistas. Uma praça de alimentação será montada com barracas de responsabilidade das escolas de samba. A área de dispersão será iluminada para a acomodação de cerca de 100 ambulantes, que deverão fazer o cadastro junto a Secretaria de Serviços Públicos. E para garantir a segurança do folião, não será permitida a venda sprays de espuma e de bebidas em recipientes de vidro ou lata. A Secretaria de Serviços Públicos vai realizar a pintura das arquibancadas, limpeza e manutenção da iluminação de toda a Avenida e na área de dispersão.

A Secretaria de Turismo e Cultura também vai oferecer toda a sonorização para as escolas e blocos na Avenida, no Distrito de Quiririm e nos Rebanhões realizados nos bairros Chácaras Reunidas, Vila São José e Parque Aeroporto. Na Avenida do Povo serão montados camarotes para a imprensa e banheiros químicos para a população em três pontos: na concentração, meio da Avenida (próximo à Câmara Municipal) e na dispersão.

Para prestar atendimento aos munícipes na Avenida do Povo, estará disponível serviço de ambulância todos os dias nas matinês, nos desfiles a noite e também no Quiririm. A equipe do AMI (Ambulatório Municipal de Infectologia) vai promover ações antecipadas de prevenção ao HIV/Aids, com a distribuição de camisinhas durante o desfile do bloco Vai Quem Quer no dia 30 de janeiro. Já no dia 5 de fevereiro, serão oferecidos novos rápidos nas atividades do Consultório de Rua, que será montado no Parque Dr. Barbosa de Oliveira, ao lado da Rodoviária Velha. A equipe vai atuar nos dias 6 e 7 na Avenida do Povo orientando o público quanto aos métodos de prevenção das DSTs. Serão distribuídos preservativos nos desfiles e blocos. Os agentes de combate à dengue estarão na Avenida durante as matinês e desfiles, com ações de panfletagem e conscientização contra o mosquito Aedes aegypti. Para as agremiações será prestado todo apoio logístico incluindo transporte dos carros alegóricos. Durante as matinês serão disponibilizados monitores que irão desenvolver oficinas de arte para entreter a criançada e música para animar os foliões.

Trânsito

A fim de dar maior comodidade aos motoristas, a Secretaria de Mobilidade Urbana traçou o plano de interdições e rotas alternativas no trânsito da região central. A partir terça-feira, 2 de fevereiro, a Avenida Professor Walther Thaumaturgo (Avenida do Povo) será totalmente interditada no trecho de cobertura. A previsão é que a via seja liberada no dia 10, quarta-feira de cinzas, até a conclusão da desmontagem da estrutura.

Para os desfiles e organização das escolas de samba, nos dias 6 e 7 de fevereiro, a Avenida do Povo e vias de acesso da região serão bloqueadas, permitindo somente o trânsito local. As vias alternativas e que não terão nenhum bloqueio são: Avenida Inglaterra, Tiradentes, John Kennedy e Juscelino Kubitscheck. Essas interdições se iniciam todos os dias às 18h e se encerram ao final das festividades na avenida. No Quiririm a interdição começa no dia 5 de fevereiro, sexta-feira, e termina no último dia de folia, dia 9, terça-feira. A via principal, Rua Coronel Marcondes de Matos, onde fica localizado o palco de eventos, será bloqueada durante as matinês, desfiles de blocos e Carnaval de rua. Todas as intervenções viárias contarão com as sinalizações e agentes de trânsito para dar apoio local.

Ônibus 

No sábado e domingo de Carnaval, as linhas de ônibus irão trabalhar em horários especiais para atender o público na Avenida do Povo. A partir das 23h, os ônibus começam a transitar pela região, com horário de término previsto para 3h, podendo ser estendido em razão da demanda de passageiros. Os pontos de embarque e desembarque serão concentrados na Avenida Tiradentes, próximo à Prefeitura.

Expediente

De acordo com Decreto Municipal nº 13.726 de 2015, fica suspenso o expediente nas unidades públicas municipais nos dias 8 e 9 de fevereiro, segunda e terça-feira. O expediente voltará à normalidade às 12h, do dia 10, Quarta-Feira de Cinzas.

Os serviços que não serão interrompidos são:

a) Pronto Socorro Municipal – Adulto – Infantil;
b) Prontos Atendimentos;
c) Serviço de Verificação de Óbito;
d) Guarda Municipal;
e) Serviço de Cemitério;
f) Serviço Funerário Municipal;
g) Serviço de Limpeza Urbana;
h) Mercado Municipal;
i) Centro de Controle de Migração;
j) Abrigo Temporário (Casa Transitória).

Pular para o conteúdo