A CAPELA DE NOSSA SENHORA DO PILAR É UM MARCO HISTÓRICO E RELIGIOSO SIGNIFICATIVO DE TAUBATÉ. SUA CONSTRUÇÃO REMONTA AO SÉCULO XVIII E APRESENTA CARACTERÍSTICAS DO BARROCO PAULISTA EM SEU EXTERIOR E DO ROCOCÓ EM SEU INTERIOR, TORNANDO-SE UM EXEMPLAR HISTÓRICO E ARQUITETÔNICO ÚNICO. COMO UM EXEMPLAR DA ARQUITETURA COLONIAL BRASILEIRA, A CAPELA FOI CONSTRUÍDA EM TAIPA DE PILÃO, UMA TÉCNICA NA QUAL CAMADAS DE TERRA SÃO COMPACTADAS EM UMA FORMA DE MADEIRA, CRIANDO PAREDES SÓLIDAS E RESISTENTES. A CAPELA APRESENTA UMA PLANTA HEXAGONAL E FACHADA SEM ADORNOS
ESTA IGREJA TEM COMO FUNDADOR TIMÓTEO CORRÊA DE TOLEDO, QUE ERA UM DEVOTO FERVOROSO DE NOSSA SENHORA DO PILAR. EM 1747, TIMÓTEO SOLICITOU À CÚRIA DE SÃO PAULO A AUTORIZAÇÃO PARA ERGUER A IGREJA, QUE FOI FINALIZADA POR VOLTA DE 1760. A DECORAÇÃO INTERIOR, POR SUA VEZ, SÓ FOI REALIZADA CERCA DE DEZ ANOS DEPOIS
OS PRIMÓRDIOS DA DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA DO PILAR REMONTAM AO PERÍODO DA IDADE MÉDIA, NA ESPANHA. A ORIGEM ESPANHOLA DA FAMÍLIA “TOLEDO PIZA”, À QUAL TIMÓTEO PERTENCIA, PODE EXPLICAR O MOTIVO DE SUA CRENÇA À SANTA, MESMO QUANDO ELA NÃO ERA TÃO COMUM EM TERRAS PORTUGUESAS OU COLONIZADAS POR PORTUGAL.
O BEM É TOMBADO PELO INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL (IPHAN), PELO CONSELHO DE DEFESA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, ARQUEOLÓGICO E ARTÍSTICO E TURÍSTICO DO ESTADO DE SÃO PAULO (CONDEPHAAT), E TAMBÉM PELO CONSELHO MUNICIPAL DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, ARTÍSTICO, URBANÍSTICO, ARQUEOLÓGICO E ARQUITETÔNICO.
AO LONGO DOS ANOS, A IGREJA PASSOU POR MANUTENÇÕES E, EM 1870, PASSOU POR UMA REFORMA. ATÉ A DÉCADA DE 1940, A CAPELA DO PILAR FUNCIONOU NORMALMENTE, CUMPRINDO SEU PAPEL RELIGIOSO NA COMUNIDADE E, POSTERIORMENTE, ABRIGOU O MUSEU DE ARTE SACRA DE TAUBATÉ. FOI DE PROPRIEDADE DA MITRA DIOCESANA ATÉ 2022, QUANDO PASSOU A INTEGRAR OS BENS DA PREFEITURA DE TAUBATÉ, QUE DESDE ENTÃO VEM REALIZANDO MANUTENÇÕES NESTE IMPORTANTE BEM CULTURAL DO BRASIL.
Realizadas no primeiro semestre de 2023 pela Prefeitura de Taubaté as obras solicitadas pelo IPHAN para solucionar problemas urgentes no imóvel, contemplando:
Realizado no primeiro semestre de 2023. Com o objetivo de reconectar este símbolo cultural a paisagem urbana da cidade e a população.
Realizado no primeiro semestre de 2023.