PREFEITURA ATENDE DIVERSAS OCORRÊNCIAS NA CIDADE CAUSADAS PELA CHUVA NA VÉSPERA DE NATAL

A Prefeitura de Taubaté por meio das Secretarias de Mobilidade Urbana, Segurança, Desenvolvimento e Inclusão Social e a Defesa Civil, atenderam ocorrências devido ao forte temporal que atingiu a cidade no fim da tarde de sábado (24), véspera de Natal.

Em um curto espaço de tempo foi registrado 31.0 mm no volume de chuva, de acordo com o Pluviômetro do CEMADEN, e as rajadas de vento atingiram cerca de 45km, seguindo o registrado na Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica – REDEMET (CAvEx).

Com o apoio das câmeras de monitoramento do Centro de Gestão Integrada (CGI), os agentes de trânsito da SEMOB realizaram as sinalizações nas ruas e avenidas afetadas pela força da chuva, que derrubou árvores, danificou asfaltos e gerou pontos de alagamentos.

Com atuação integrada entre as equipes, a Defesa Civil foi mobilizada para as ocorrências, realizando a desobstrução das vias com a retiradas das árvores caídas, além do monitoramento dos pontos de alagamentos registrados em razão do grande volume de água, como na Avenida do Mercatau, Avenida dos Bandeirantes, Avenida Desembargador e Campos Elíseos.

Após a passagem do temporal rapidamente houve o escoamento da água, reflexo das obras de melhorias realizado pela Secretaria de Obras.

A Defesa Civil realizou a interdição parcial de um imóvel no bairro Baronesa que devido a força da chuva teve um dos muros da residência derrubado, permitindo a entrada de água para os cômodos afetando móveis, eletrodomésticos e alimentos.

Foram entregues pela Defesa Civil, colchões e cobertores para as famílias afetadas. A Secretaria de Desenvolvimento e Ação Social entregou o cartão de alimentação Mesa Taubaté e realizou o trabalho de escuta qualificada e orientação para as duas famílias, que continuarão sendo acompanhadas pela equipe técnica do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) São Gonçalo.