Home / Destaque home / VOCÊ SABIA? FÁBRICA DE ARTEFATOS DE CIMENTO

VOCÊ SABIA? FÁBRICA DE ARTEFATOS DE CIMENTO

Você sabia que a Prefeitura de Taubaté tem uma Fábrica de Artefatos de Cimento (FAC), que fica no bairro São Gonçalo e está localizada em uma área de aproximadamente 4.500 m2?

Mais de 45 profissionais, como o senhor João Monteiro Neto e o senhor Domingos de Carvalho, que trabalham na Fábrica de Artefatos há mais de 37 anos, atuam na produção de diversos itens não apenas de cimento, mas também de outros materiais.

A FAC, como é conhecida, é dividida em diversos setores, como setor de produção de blocos, ladrilhos, guias, abrigos de ponto de ônibus; usina de concreto; serralheria; pintura; armação de ferragens; manutenção externa; e estoque.

Entre os itens produzidos estão aduelas de concreto, que teve a produção iniciada este ano; playgrounds para praças e escolas; grades de ferro; grades de tubo e tela; portões e portas em chapa; tela de alambrado com 1,80 m; tubos de concreto; guias de concreto; tampa de boca de lobo; blocos de 10,15 e 20; concreto usinado; entre outros.

A produção varia de acordo com as demandas das Secretarias da Prefeitura. Para a Secretaria de Obras, por exemplo, os profissionais da FAC produzem aduelas de concreto para o Programa de substituição de pontes de madeira das estradas da Zona Rural, além de tubos de concreto para redes de galeria de águas pluviais, entre outros itens; alambrados, grades e playgrounds para a Secretaria de Educação; confecção e reforma de traves de campos de futebol para a Secretaria de Esportes e Lazer; playgrounds para a Secretaria de Serviços Públicos; reforma de “gaiolas” para transporte de cães e gatos.

As aduelas de concreto começaram a ser produzidas na FAC este ano, a partir de um projeto desenvolvido por profissionais da Secretaria de Obras e da Fábrica de Artefatos no ano passado. As aduelas medem 2m x 2m e são produzidas em média oito aduelas por mês.

A Fábrica de Artefatos de Cimento está vinculada a Secretaria de Obras e recebe emendas impositivas dos vereadores para compra de matéria-prima e equipamentos de proteção individual.