Home / Destaque home / TAUBATEANOS DISPUTAM MEETING PARALÍMPICO LOTERIAS CAIXA DE ATLETISMO E NATAÇÃO

TAUBATEANOS DISPUTAM MEETING PARALÍMPICO LOTERIAS CAIXA DE ATLETISMO E NATAÇÃO

A equipe do Programa Esporte Para Todos, da Prefeitura de Taubaté, vai disputar nesta sexta-feira (19), o Meeting Paralímpico Loterias Caixa, competição promovida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.

O evento será realizado neste fim de semana no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e reunirá apenas atletas do estado de São Paulo das modalidades Atletismo, Natação e Halterofilismo Paralímpicos.

O time do Programa Esporte Para Todos estará competindo com uma equipe de 21 atletas paralímpicos no Atletismo, e uma representante na Natação.
Os Meetings são uma atualização aos tradicionais Circuito Regionais e Nacional Loterias Caixa, que já eram realizados pelo CPB desde 2005, para a temporada 2021. Com 493 atletas inscritos nas modalidades de atletismo, halterofilismo e natação, a etapa da capital paulista será a maior de todas as realizadas até aqui neste ano.

O Programa Esporte Para Todos terá no Meeting Loterias Caixa 2021 uma mescla entre os principais nomes da equipe e uma nova geração de atletas paralímpicos que ingressaram no projeto taubateano e agora estarão medindo forças com adversários de nível nacional.

Alessandro da Silva, medalhista de Ouro no Lançamento de Disco e Prata no Arremesso de Peso nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, estará competindo neste fim de semana, fechando uma temporada de muitas alegrias. “Sem dúvidas é um momento muito legal. Vamos para essa última competição com o sentimento de missão cumprida em 2021, claro por conta das medalhas em Tóquio. Mas não vai faltar foco, e quero entrar para vencer minhas provas, com certeza”, destacou Alessandro, que disputará o Peso e o Disco no Meeting desta semana.

O saltador Michel Gustavo e a fundista Edneusa Dorta, que também representaram o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, estarão em ação no Meeting Loterias Caixa. Michel disputará o Salto em Distância e o Salto Triplo. Edneusa, correrá os 1500m e os 5000m.

Já entre os novatos, a equipe de Taubaté terá como destaques a velocista Anna Beatriz Asevedo, nos 100 e 200 metros da classe T35, e quatro arremessadores/lançadores que querem buscar bons resultados em sua primeira grande competição nacional: Rielio dos Santos (F57), Erick Rico (F44), Rafael Graça (F42) e Tiago Soares (F11).

Atleta Paralímpico com deficiência visual, Tiago Soares ingressou no projeto em meados de 2019, e após quase dois anos participando das atividades e treinos no Programa Esporte Para Todos, se destacou no Arremesso de Peso, e disputará sua primeira grande competição.

“O Programa Esporte Para Todos foi muito importante para mim, pois me tirou de uma profunda depressão. Após ser diagnosticado com uma doença que progressivamente foi tirando minha visão, eu perdi a vontade de viver e não sentia que havia um futuro para mim. Graças a Deus, e por incentivo da minha esposa, eu pude conhecer o Programa Esporte Para Todos e hoje abracei o esporte com muita alegria.”, conta Tiago.

“Estou muito confiante para o Meeting Loterias Caixa, e quero buscar fazer minha melhor marca no arremesso de peso. Sem dúvidas é uma competição importante, que ao mesmo tempo fecha a temporada 2021, e marca o início do ciclo que vai culminar com os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.”, completou o arremessador.

Após a etapa de São Paulo, o estado paulista ainda receberá competições em Sertãozinho e Araraquara no próximo dia 27. Depois, mais quatro estados sediarão ao menos uma etapa de atletismo, natação e/ou halterofilismo até o dia 12 de dezembro: Sergipe (Aracaju), Pernambuco (Recife), Rio Grande do Norte (Natal) e Ceará (Fortaleza). Ao todo, dez estados e o Distrito Federal vão ter sediado ao menos uma etapa do Meeting Loterias Caixa em 2021. Todas os eventos têm sido realizados com os protocolos sanitários estabelecidos pelo CPB.

NATAÇÃO
A representante do Programa Esporte Para Todos nas disputas da natação paralímpica no Meeting Loterias Caixa 2021 será Larissa Oliveira. Ela competirá nas provas de 100m costas, 200m medley, e 100m peito. As disputas acontecerão na piscina do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Equipe de Atletismo:

Feminino
Aline Abacherli (F55) – Arremesso de Peso e Lançamento de Disco
Andrea Santana (F13) – Lançamento de Dardo e Lançamento de Disco
Anna Beatriz Asevedo (T35) – 100m e 200m rasos
Edneusa Dorta (T12) – 1500m e 5000m
Gabriela Garcia (F13) – Arremesso de Peso e Lançamento de Disco
Mariana de Paula (F54) – Arremesso de Peso e Lançamento de Disco

Masculino
Aislan da Silva (T38) – 100m e 200m rasos
Alessandro da Silva (F11) – Lançamento de Disco e Arremesso de Peso
Danilo Zaina (F32/RR1) – Arremesso de Peso e 100m rasos com Petra
Edgar Sales (F44) – Arremesso de Peso e Lançamento de Disco
Erick Rico (F44) – Arremesso de Peso e Lançamento de Disco
Guilherme Maciel (F56) – Arremesso de Peso e Lançamento de Dardo
Heitor dos Santos (T53) – 400m e 800m
Júlio Cesar Pereira Leite (F56) – Lançamento de Dardo e Lançamento de Disco
Kaian Silva (T38) – Salto em Distância e 100m rasos
Michel Gustavo (T47) – Salto em Distância e Salto Triplo
Rafael Graça (F42) – Arremesso de Peso e Lançamento de Disco
Rafael Mateus (F31) – Lançamento de Club
Ramon Duarte (F37) – Lançamento de Disco e Lançamento de Dardo
Rielio dos Santos (F57) – Lançamento de Dardo e Lançamento de Disco
Tiago Soares (F11) – Arremesso de Peso e Lançamento de Disco

Comissão Técnica
Guto Nascimento – Treinador
Diego Cascardo – Treinador
Marcelo Costa – Treinador
Leandro Mendes – Treinador
Adailton Diniz – Auxiliar Técnico
Maicon Douglas – Fisioterapeuta
Thaiany de Paula – Psicóloga
Lenina Matioli – Médica
André Rocha – Coordenador Técnico de Alto Rendimento

Veja também

TAUBATÉ ATUALIZA OS DADOS DE COVID-19 NESTA QUINTA

Nesta quinta, dia 02 de dezembro, os leitos de UTI do Hospital Municipal Universitário de …