Home / Destaque home / Taubaté tinha tradição de Paçoca na Páscoa

Taubaté tinha tradição de Paçoca na Páscoa

Curiosidades Páscoa 3.png

De acordo com documentos históricos da Área de Museus, Patrimônio e Arquivo Históricos da Secretaria de Turismo e Cultura de Taubaté, nem sempre o ovo de Páscoa foi tão popular na nossa região. Antigamente, a sobremesa mais tradicional dessa época do ano era a paçoca, que era consumida principalmente com banana.

Em 1983, um jornal muito tradicional do Vale do Paraíba lembrava aos seus leitores que a paçoca era a preferência na maioria das casas dos taubateanos por dois motivos principais: a tradição e os preços altos dos ovos de páscoa.

A paçoca era um dos doces mais preparados na quaresma, período que antecede a Páscoa, nas cidades do Vale. O doce, que tem como principal ingrediente o amendoim, é uma tradição na nossa região e ainda é praticada, principalmente, por famílias da zona rural até os dias de hoje.