Home / Noticias / Desenvolvimento e Inclusão Social / TAUBATÉ SE DESTACA NO SOCIAL

TAUBATÉ SE DESTACA NO SOCIAL

A Prefeitura de Taubaté desenvolveu importantes trabalhos na área social ao longo de todo esse ano e se destacou, principalmente, com a entrega de aproximadamente 600 escrituras de conjuntos habitacionais de interesse social e com o projeto “Mesa Taubaté”, que inclui a distribuição de sopas aos moradores em situação de vulnerabilidade social; a arrecadação de alimentos no Feirão do Automóvel; e a criação de vagas para cursos gratuitos de aprimoramento gastronômico.

A entrega de escrituras começou em agosto e já beneficiou cerca de 600 famílias de mais de 15 bairros. Os processos de regularização fundiária desses conjuntos habitacionais foram iniciados em 2013 e essas moradias foram sendo criadas ao longo dos últimos 30 anos. Já foram beneficiados alguns moradores dos seguintes bairros: Parque Três Marias, Água Quente I, II e III, Bardan, Cecap IV, José Pereira Coelho, Jardim América I e II, Belém, Granjas Panoramas, Jardim das Américas, Canuto Borges, Vila Prosperidade, Parque dos Bandeirantes, Vila Bela e Parque Urupês.

Outro trabalho social de grande importância para o município é o Projeto “Mesa Taubaté” que já distribuiu mais de 160 mil porções de sopas nos bairros Cecap, Três Marias, Água Quente, Vila Aparecida, Chácara São Silvestre e São Gonçalo. A iniciativa é uma parceria entre o Fundo Social de Solidariedade, a Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social e lideranças comunitárias dos bairros atendidos. O projeto foi iniciado em maio no bairro Cecap, durante o período de crise agravado pela pandemia, e foi estendido para mais 5 bairros gradativamente, chegando a 1.200 sopas produzidas diariamente na Cozinha Piloto da Prefeitura de Taubaté.

Alguns dos alimentos utilizados no preparo das sopas são arrecadados no Feirão do Automóvel Mesa Taubaté, que acontece todo mundo no Mercatau, e já arrecadou cerca de 20 toneladas de alimentos, entre arroz, feijão e macarrão. A ação, que foi iniciada no final de maio, já arrecadou até o momento quase 10 toneladas de arroz, 5.530,5 kg de macarrão, 3.642 kg de feijão e 352 kg de alimentos diversos, que foram arrecadados no início do Feirão.

Com o objetivo de alimentar, educar e estimular a geração de renda, o Projeto “Mesa Taubaté” criou no segundo semestre desse ano 300 vagas para cursos de aprimoramento gastronômico em uma parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI). Os bairros Cecap, Vila Aparecida e São Gonçalo já receberam a unidade móvel do Sesi, onde foram ministradas as aulas. Os moradores os bairros beneficiados com essa iniciativa puderam fazer os seguintes cursos: Reaproveitamento integral de alimentos, Pães, Bolos, Marmita fit e Bolo de pote.

Veja também

TAUBATÉ ATUALIZA OS DADOS DE COVID-19 NESTE DOMINGO

Neste domingo, dia 16 de janeiro, juntos HMUT e UPA Central possuem taxa consolidada de …