Home / Destaque home / Taubaté recebe 15 novos ônibus para o transporte público

Taubaté recebe 15 novos ônibus para o transporte público

A ABC Transportes apresentou à Prefeitura de Taubaté nesta terça-feira, dia 17 de abril, 15 novos ônibus para integrar a frota no transporte público municipal.
A empresa comprou 25 novos veículos devido à necessidade de renovar a frota e também para o cumprimento do termo de ajuste de conduta firmado junto ao Ministério Público, que visa o atendimento de acessibilidade em todos os veículos do transporte público. A entrega total acontecerá até o final de abril.
Os novos ônibus são zero quilômetro, têm chassi da Mercedez Bens, ano 2018 e modelo 2019, carroceria Comil, com motor Euro V e movidos a biodiesel, o que diminui a emissão de poluentes. Possuem capacidade de 39 lugares para passageiros sentados e 33 em pé, painel de itinerário eletrônico com dois auxiliares, um lateral e outro frontal. São veículos mais compactos, adequados para ao sistema viário da cidade devido às características das ruas da região central e às condições geográficas de alguns bairros, proporcionando maior agilidade ao sistema.
No interior dos veículos estão instaladas quatro câmeras de segurança, bilhetagem eletrônica preparada para receber o sistema de biometria facial, sistema de monitoramento por GPS, além de espaços exclusivos para idosos, obesos, gestantes e deficientes físicos. Todos os ônibus já saíram da fábrica com plataforma elevatória para cadeira de rodas.
Esses 15 veículos começam a entrar em operação a partir do dia 19 de abril  e foram incluídos nas linhas 01 (Pq Três Marias/Independência), 02 (Continental/Rodoviária Velha), 03 (Shopping Novo/Rodoviária Velha) e 05 (Cidade de Deus/Vila São Geraldo), fazendo substituição aos mais antigos.
A renovação da frota diminui a idade média dos veículos para três anos e meio, abaixo dos cinco anos estabelecidos em contrato, já que a empresa está antecipando a renovação de cinco veículos que deveriam ocorrer somente no final de 2019.
A frota da ABC Transportes é composta por 82 veículos, dos quais 77 estão em operação e 5 compõem a reserva técnica. Diariamente, cerca de 33 mil passageiros são transportados em 24 linhas no município.

Veja também

TAUBATÉ PARTICIPA DA 20ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS

A Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, participa da …