Home / Destaque home / TAUBATÉ REALIZA PROGRAMAÇÃO VIRTUAL DE 7 DE SETEMBRO

TAUBATÉ REALIZA PROGRAMAÇÃO VIRTUAL DE 7 DE SETEMBRO

A Prefeitura de Taubaté, por meio das Secretarias de Educação e de Cultura, organizaram uma programação virtual para a comemoração cívica de 7 de setembro.

EDUCAÇÃO

Em virtude da pandemia e para evitar aglomerações, as comemorações do dia 7 de Setembro acontecerão de forma remota, com o objetivo de enaltecer essa data tão importante para os brasileiros, despertando em toda comunidade escolar os sentimentos de patriotismo e de pertencimento, bem como promover interação com as famílias.

A Secretaria de Educação de Taubaté sugeriu às unidades escolares da Rede Municipal de Ensino, da Educação Infantil ao Ensino Médio, estratégias para comemorar essa data, como por exemplo, montagem de painéis com as produções artísticas das crianças e pesquisas a respeito da data; confecção de cartazes com imagens que remetem ao fato histórico; apresentação de músicas relacionadas ao tema, apresentação do Hino da Independência, leitura de textos e atividades de perguntas e respostas sobre os mesmos, atividades impressas sobre a independência do Brasil. A equipe gestora poderá montar um vídeo das melhores práticas, com fotos dos alunos das atividades realizadas durante a semana que antecede o dia 7 de Setembro.

Quanto ao cumprimento de horário nesse dia letivo, as unidades poderão se organizar de acordo com sua proposta, num período mínimo de 4 horas remotamente, podendo intercalar os horários das interações realizadas pelos professores relacionadas ao tema. O dia 7 de Setembro é letivo, previsto no calendário escolar, não haverá atendimento à comunidade, a escola estará fechada, e por isso deverá haver atendimento pelos canais de interação já existentes na escola.

CULTURA

Relembrando a participação de Taubaté, outros fatos e curiosidades da independência do Brasil, a Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Cultura, dará início em 7 de setembro de 2021 às comemorações do Bicentenário da Independência, que completará 200 anos em 2022.

A abertura será online no formato de vídeo, que será publicado no facebook e Youtube da Prefeitura com uma solenidade, com a participação do Prefeito, do Secretário de Cultura e da Secretária de Educação. Outro vídeo está programado para o mesmo dia e abordará a atuação dos taubateanos e das mulheres durante o processo de Independência do Brasil.

Além dos vídeos, no dia 7, ainda haverá uma exibição de um filme documentário a respeito da vida da Imperatriz Leopoldina, no Auditório do Museu da Imagem e do Som de Taubaté (Mistau).

Confira a programação no dia 7 de setembro:

8h – Vídeo online de abertura: solenidade de abertura das comemorações do bicentenário da independência.

8h10 – Vídeo online “Mulheres, Participação Política e o Processo de Independência do Brasil”: participação das professoras Suzana Lopes Salgado Ribeiro, Solange Barbosa e Rachel Duarte Abdala.

16h – Exibição presencial do documentário “Imperatriz D. Leopoldina, da Áustria para o Trono do Brasil” (2018). O documentário apresenta a vida da Imperatriz Dona Leopoldina, esposa de Dom Pedro I. Com depoimentos de Mary Del Priore, Valdirene Ambiel, Paulo Rezzutti, Claudia Tomé Wite e narrações dramatizadas de Itamara Bueno. Baseado no livro “D. Leopoldina – A história não contada” (2017), da editora LeYa.
Local: Auditório do Museu da Imagem e do Som de Taubaté (MISTAU).

O Museu da Imagem e do Som de Taubaté (Mistau) fica na Av. Tomé Portes Del Rei 761 – Vila São José, Taubaté/SP. O telefone é o (12) 3631-3955 e o e-mail é mistau@gmail.com.

Veja também

TAUBATÉ ATUALIZA DADOS NESTA QUINTA

Nesta quinta, dia 16 de setembro, os leitos de UTI do Hospital Municipal Universitário de …