Home / Noticias / Cultura e Economia Criativa / Taubaté participa da 3ª Semana Nacional de Arquivos

Taubaté participa da 3ª Semana Nacional de Arquivos

A Secretaria de Turismo e Cultura de Taubaté participa da 3ª Semana Nacional de Arquivos promovendo atividades no Museu Histórico Prof. Paulo Camilher Florençano que fica à avenida Tomé Portes Del Rey, 925, no bairro Jardim Ana Emília.
As atrações têm início com a exposição “Raízes Taubateanas na Inconfidência Mineira”, composta por documentação manuscrita de membros da família Toledo Piza e um documento sobre a construção da Capela do Pilar, ambos datados entre os séculos XVIII e XIX. A mostra será estendida e fica à disposição do público até o dia 28 deste mês. Ela pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e aos finais de semana das 9h às 13h.
No próximo sábado, dia 8 de junho, das 9h às 13h, estudantes, pesquisadores e interessados em geral poderão participar da oficina Leituras Paleográficas ministrada pela professora Amanda Valéria de Oliveira Monteiro, responsável pelo Arquivo Histórico Municipal Félix Guisard Filho. As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail arquivohistorico@taubate.sp.gov.br. Estão abertas 20 vagas a serem preenchidas por ordem de inscrição. No mesmo dia, às 18h, será exibido o documentário “D. Maria II: do Brasil para o trono de Portugal”. Trata-se de uma produção idealizada para comemorar o bicentenário da única brasileira a ser rainha na Europa. O roteiro é assinado pela jornalista Carla Saddi e a produção executiva é de Stevan Lekistch, com direção de fotografia de Sou Vini e realização da Oficina de Artes Rosina Pagan e direção de Dimas Oliveira Junior.
A 3ª Semana Nacional de Arquivos, acontece de 3 a 9 de junho, é organizada pelo Arquivo Nacional e pela Fundação Casa de Rui Barbosa e é um período dedicado a eventos de cunho acadêmico ou artístico-cultural relacionados aos arquivos de todo o país. Seu objetivo é aproximar as instituições da sociedade, aumentar sua visibilidade e divulgar os trabalhos desenvolvidos.