Home / Noticias / Cultura e Economia Criativa / TAUBATÉ PARTICIPA DA 20ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS

TAUBATÉ PARTICIPA DA 20ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS

A Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, participa da 20ª Semana Nacional de Museus, com uma programação que vai de 16 a 22 de maio.

As atividades foram organizadas pela Área de Museus, Patrimônio e Arquivo Histórico, que diversificou as atividades em todos os museus da prefeitura, como exposições, workshops, atividades online e presenciais.

A Semana é uma temporada cultural coordenada pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio).

A cada ano, o Icom (Conselho Internacional de Museus) lança um tema diferente para a celebração dessa data, que nortea das atividades da Semana de Museus. O tema deste ano é: O Poder dos Museus.

Confira a programação da Semana Nacional de Museus de Taubaté:

MISTAU, MUSEU HISTÓRICO E PINACOTECA
18, 19 e 20/05: “Como preparar seu projeto audiovisual para o edital de fomento – PROAC”, com Giuliana Monteiro (online)
19/05: Bate-papo, no Youtube do MIS-SP, sobre a exposição que conta com uma pesquisa visual em torno da visibilidade/invisibilidade dosmuçulmanos de origem africana na história e na sociedade brasileira.
19 e 20/05: Exibições presenciais de filmes no Auditório do MISTAU. A atividade também está disponível para grupos agendados. (Sessão da Manhã e Sessão da Tarde) – Alunos da AMETRA
20/05: Lançamento dos catálogos online de Artes: “XVIII Mostra de Arte do Vale do Paraíba, Região Serrana e Litoral Norte”

MUSEU MONTEIRO LOBATO
17 a 22/05: Feguinhos Apresentam os Personagens de Lobato – 20ª Semana Nacional de Museus.
21/05 e 22/05: Teatro: “Encucadas” – 20ª Semana Nacional de Museus.
Durante todo o mês:
– Exposição: “Faces de Lobato”
– Exposição: “Cuidado com a Cuca”
– Exposição: “Emília e os duzentos anos da Independência”
– Exposições Permanentes: “Cozinha da Tia Nastácia”, “Revivendo o Passado” e “Sala da Dona Benta”.

MUSEU DA IMIGRAÇÃO ITALIANA
A partir de 14/05: Exposição: Santaria e Mandalas – Participação dos Alunos do Centro Cultural Toninho Mendes.
18/05 e 21/05: Workshop de modelagem – Professor Alexandre Morais
22/05: Bate Papo com Alexandre Boccalari – 20ª Semana Nacional de Museus
22/05: Apresentação da Banda Municipal de Quiririm (BAMUQ) – 20ª Semana Nacional de Museus