Home / Noticias / Cultura e Economia Criativa / Taubaté participa da 13ª Primavera dos Museus

Taubaté participa da 13ª Primavera dos Museus

Os museus municipais de Taubaté participam da 13ª Primavera dos Museus. Esta é uma ação cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que tem como objetivo fomentar os espaços museológicos de todo o país. Apesar da semana concentrar atividades entre 23 e 29 de setembro, a programação em Taubaté conta com algumas atividades até outubro.
Nesta quarta-feira, dia 25 de setembro, todos os museus municipais lançam em conjunto o projeto “Trilhas do Saber”. Cada museu deve visitar uma escola municipal e levar uma apresentação sobre o acervo de cada espaço. A EMEF Vereador Pedro Grandchamp, na Imaculada, por exemplo, recebe os educadores do museu do Sítio do Picapau Amarelo com o objetivo de conhecer o espaço e valorizar seu patrimônio histórico e cultural. Outras quatro unidades de ensino irão também receber a visita da equipe pedagógica do Sítio para apresentação do projeto.
Programação
O Museu Histórico Paulo Camilher Florençano realiza até 14 de outubro a V Mostra de Arte da Primavera com a exposição de 62 obras entre pinturas, desenhos, esculturas e modelagem de artistas locais.
No próximo sábado, dia 28 de setembro, das 8h30 às 12h30, no Museu Mazzaropi, a pesquisadora  e responsável pelo Arquivo Histórico Félix Guisard Filho, Amanda Monteiro,  e a professora  Raquel Abdala irão ministrar a palestra “Museu por Dentro”, que trata a instituição como local de pesquisa e aborda temas como: museu, arquivo e sociedade – experiências e desafios.
No Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato, no Sítio do Picapau Amarelo, até 30 de setembro os visitantes podem conferir a exposição “O mundo enkukakuka brinca a cultura do medo”. A mostra reúne 12 bonecões do tradicional “Bloco Encucacuca” de São Luiz do Paraitinga, que, teve  importância no resgate de mitos do folclore luizense e da cultura regional.
Nos dias 28 e 29, às 10h, tem ação educativa com o “Passeio do Visconde”. Esse projeto propõe estimular o trabalho de educação patrimonial, pautado na junção histórico-cultural do espaço urbano, considerando as experiências da comunidade.
Ainda no dia 28, às 10h, acontece o lançamento do projeto “Mito e Memória” que propõe valorizar a riqueza e a tradição dos mitos regionais, baseado na memória de pessoas que vivem e viveram ao redor da Chácara do Visconde.
No Museu da Imigração Italiana de Quiririm, no dia 28, às 10h, tem a palestra   “Plano museológico – algumas premissas”, com  Marilúcia Bottallo, coordenadora da pós- graduação em museologia, colecionismo e curadoria do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e membro do ICOM .
O Museu da Imagem e do Som de Taubaté promove até o dia 31 de outubro a exposição “A mulher brasileira na história do rádio”.
O intuito da 13ª Primavera dos Museus é envolver os públicos de museus na aventura de conhecer, preservar e compartilhar memórias. Permitirá explorar os aspectos do cotidiano museológico aplicados aos diversos métodos legais, éticos, técnicos e científicos, aos quais as coleções/museus são submetidas no constante processo de formação, organização, conservação e exposição para interação e fruição pelas pessoas ou grupos sociais.

Veja também

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMIELITE E MULTIVACINAÇÃO PARA ATUALIZAÇÃO DA CADERNETA DE VACINAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

A Prefeitura de Taubaté continua com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação …