Home / Noticias / Cultura e Economia Criativa / Taubaté participa da 12ª Primavera dos Museus 

Taubaté participa da 12ª Primavera dos Museus 

Uma série de atrações diferenciadas foi preparada em Taubaté para a 12ª Primavera dos Museus, projeto criado pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) que incentiva os espaços culturais a criarem programações especiais com o intuito de explorar sua capacidade de inovar.
Para este ano, o tema proposto “Celebrando a Educação em Museus” leva a uma reflexão sobre uma das principais funções do museu: educar e despertar o interesse para diferentes áreas do conhecimento, a vida em sociedade, a importância das memórias e o valor do patrimônio cultural musealizado.
A 12ª Primavera dos Museus vai de 17 a 23 de setembro, mas em Taubaté a maioria das  atividades estará disponível para visitação do público até o final do mês.
Até o dia 30 de setembro, por exemplo, das 10h às 22h, no Via Vale Garden Shopping, acontece a exposição coletiva sobre os Museus Municipais, com o propósito de reconhecer as instituições museológicas como espaços de troca de conhecimentos e experiências.
 De 17 a 23 de setembro, das 14h às 17h, equipes de ação educativa da Área de Museus visitarão uns aos outros no projeto “Um museu leva ao outro”, para conhecerem e trocarem experiências a respeito de educação museal.
 No dia 19, quarta-feira, das 19h às 22h, no Museu da Imigração Italiana de Quiririm, haverá a exibição do documentário “Uma gota”, de Márcio Gerba, que trata sobre a triste realidade da poluição dos nossos oceanos. Após o documentário, haverá um breve bate-papo com Nativa Villalta.
No Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato, no Sítio do Picapau Amarelo, a programação conta de 21 a 23 de setembro, das 9h às 17h, com a exposição “Um Pequeno Museu” que narra a vida e a obra do poeta Guilherme de Almeida. Até o dia 30, das 11h às 16h, apresentações de teatro “Nhem, Nhem, Nhem”, em que a turma do Sítio recebe a visita da Ditinha Benzedeira, que irá fazer algumas benzeduras para curar o mal de amor. Dia 22 às 14h haverá o lançamento da obra literária do autor Osni Lourenço Cruz, A Trilha de Lobato: a inquieta juventude do autor.
Taubaté conta com seis museus próprios, sendo:
Museu da Imigração Italiana de Quiririm
Endereço: Avenida Líbero Indiano, 550
Horário de Funcionamento: de terça a sexta, das 8h às 17h e sábados e domingos das 11h às 16h
Telefone: 3686-4864
Área de Museus, Patrimônio e Arquivo Históricos
Endereço: Avenida Thomé Portes Del Rey, 925 – Jardim Ana Emília
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 17h , sábados e domingos das 9h às 13h
Telefone: 3621-6044/3625-5059
• Pinacoteca Municipal Anderson Fabiano;
• Museu Histórico Prof. Paulo Camilher Florençano;
• Arquivo Histórico Félix Guisard Filho;
• Museu da Imagem e do Som de Taubaté;
Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato
Endereço: Avenida Monteiro Lobato, s/nº – Chácara do Visconde
Horário de Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 17h
Telefone: 3625-5062

Veja também

TAUBATÉ PARTICIPA DA 20ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS

A Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, participa da …