Home / Noticias / Desenvolvimento e Inovação / TAUBATÉ INICIA REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE TURISMO

TAUBATÉ INICIA REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE TURISMO

A Prefeitura de Taubaté, através do Departamento de Turismo, iniciou a revisão do Plano Diretor de Turismo. A primeira reunião foi realizada na terça-feira (14), nas dependências do Senac Taubaté empresa especializada contratada para este trabalho e contou com a participação do Diretor de Turismo, Ricardo Vilhena, do presidente do COMTUR Taubaté (Conselho Municipal de Turismo), Rodrigo França, de integrantes do poder público, do Comtur, trade turístico e instituições afins.

A expectativa dos participantes é fazer um Plano de acordo com a realidade, acessível e que possa sair do papel, com prazos executáveis, transformando o documento em ações que possam sensibilizar empresários e munícipes sobre o potencial turístico de Taubaté. A revisão, também, será importante para as intenções da nova Administração Municipal, que é fomentar e efetivar o turismo como política pública de desenvolvimento municipal.

As etapas de realização dos trabalhos estão divididas por módulos: 1 – Governança no Turismo; 2 – Diagnóstico da atividade turística; 3 – Formulação de Diretrizes para o turismo; e 4 – Elaboração de um Plano de Ação do Turismo.

Ao final, previsto para 18 de novembro, o Plano será enviado para ciência e validação do Chefe do Executivo. Em seguida, para validação do Comtur e por fim remetido à Câmara dos Vereadores. Entre outros benefícios, a revisão do PDT vai colaborar para que Taubaté se torne MIT – Município de Interesse Turístico, título há anos pleiteado pela cidade, e que trará recursos anuais do Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias (DADE), órgão da Secretaria Estadual do Turismo para investimentos na infraestrutura turística, ampliando e fomentando o desenvolvimento econômico.

Empreendimentos podem integrar inventário turístico – Os empreendimentos turísticos que quiserem integrar o inventário turístico do novo Plano Diretor de Turismo devem entrar em contato com o Departamento de Turismo para agenda de visita técnica de avaliação. Os contatos são: 3624-8427 e turismo@taubate.sp.gov.br.