Home / Destaque home / Taubaté faz campanha para tratamento da gagueira

Taubaté faz campanha para tratamento da gagueira

gagueira

Para reforçar o slogan “Gagueira não tem graça, tem tratamento”, a Prefeitura de Taubaté promove uma série de atividades este mês. Em 22 de outubro ocorre o Dia Internacional de Atenção à Gagueira.
Murilo Benício, Marcos Frota, Malvino Salvador e Nelson Gonçalves. Você sabe o que essas personalidades têm em comum? A gagueira. Todos eles tiveram que lidar com esse problema e conseguiram superá-lo. Se a gagueira não tem cura, tem sim tratamento. O que não tem cura é o preconceito.
Em Taubaté, o Fonem (Núcleo Especializado em Fonoaudiologia e Otorrinolaringologia) atende, em média, 30 pacientes com esse problema. Eles são acompanhados semanalmente por um fonoaudiólogo e um psicólogo. Toda semana chegam novos casos, que são agendados para triagem e grupos de orientação.
A campanha desenvolvida pelo Fonem tem o objetivo de conscientizar a população e quebrar as barreiras do preconceito. Ainda há pouco esclarecimento da família e professores quanto ao assunto. Algumas atitudes ajudam e outras até mesmo agravam o problema. Além disso existem muitas informações errôneas circuladas na mídia, principalmente na internet.
Entre as atividades previstas estão a realização de uma roda de conversa com pais e familiares, pacientes adultos, adolescentes e crianças para debater o tema. Esta atividade está prevista para ocorrer no dia 18 de outubro, a partir das 9h30 no Sítio do Picapau Amarelo.
Professores de escola da rede municipal que tenham alunos com gagueira também irão participar de um encontro com especialistas, a ser realizado no Sedes no dia 24 de outubro às 18h. Está prevista a participação de cerca de 50 professores.
Além disto, todos munícipes que tiverem queixa de gagueira poderão comparecer previamente ao Fonem (sem necessidade de encaminhamento médico), munidos do cartão SIM, para agendamento de triagem a ser realizada no dia 25 de outubro.

Veja também

PREFEITURA REALIZA OBRAS DE MELHORIA NA ILUMINAÇÃO PÚBLICA DO MUNICÍPIO

A Prefeitura de Taubaté nos trabalhos voltados para a área de iluminação Pública do município …