Home / Noticias / Desenvolvimento e Inclusão Social / TAUBATÉ DESTACA O DIA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA

TAUBATÉ DESTACA O DIA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA

Taubaté destaca o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física. A data de 11 de outubro foi instituída pela Lei nº 2.795, promulgada em 15 de abril de 1981 pelo Governo de São Paulo e depois comemorada em todo o Brasil.

O objetivo é promover a conscientização da sociedade sobre as ações que devem ser realizadas para garantir a qualidade de vida e a promoção dos direitos das pessoas com deficiência física.

É considerada deficiente física a pessoa que possui alguma perda em sua formação de natureza fisiológica ou anatômica que atrapalhe o desenvolvimento de algumas atividades. Em Taubaté, estima-se que pouco mais de 30 mil pessoas sejam portadores de alguma deficiência física.

Pensando em políticas públicas para este público, a Prefeitura de Taubaté, por meio da secretaria de Educação, oferece a 1.640 alunos o Atendimento Educacional Especializado. E 571 alunos estão hoje matriculados na EMEEEIEF Madre Cecília. A grande maioria se refere a deficiência mental e/ou intelectual, enquanto o sistema de educação atende 42 alunos com deficiência auditiva, 56 com deficiência visual (cegueira ou baixa visão), 98 com alguma outra deficiência física, entre outras.

A secretaria de Esportes e Lazer do município também mantém o Programa “Esporte Para Todos” que é projeto que congrega toda a prática esportiva destinada à pessoas com deficiência em Taubaté. Atualmente é uma das equipes com melhor estrutura em todo o Brasil.

A equipe do Programa Esporte Para Todos conta com equipe de alto rendimento, e atendimento social e prática esportiva para pessoas com deficiência. As modalidades que fazem parte do projeto são: Atletismo, Natação, Halterofilismo, Bocha, Basquete em Cadeira de Rodas, Tênis de Mesa, Goalball, Thriatlon, Ciclismo, Badminton e Tiro Esportivo.

A Secretaria de Saúde também disponibiliza serviços para atendimento aos deficientes. O Cedic é um projeto municipal criado para atender às demandas de pessoas que apresentam distúrbios da comunicação, realizando o diagnóstico e reabilitação desses indivíduos.

Tem como objetivo oferecer diagnóstico precoce, atendimento e tratamento nas áreas dos distúrbios da comunicação, em seu nível secundário, com ações primárias de atenção à saúde pública, visando à inserção desses indivíduos, de forma plena, no contexto social, educacional e profissional. O atendimento é feito a munícipes de Taubaté, de qualquer faixa etária, que apresentem alterações de comunicação — atraso de linguagem, distúrbio fonológico, gagueira, voz, fissura labial e fenda labiopalatal, e motricidade orofacial — ou necessidades de exames auditivos, como audiometria, imitanciômetro e emissões otoacústicas.

A Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social do município oferta o Centro Dia para Pessoa com Deficiência – CDPCD.

Este é um Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade que presta atendimento a 65 jovens e adultos com deficiência em situação de dependência e a suas famílias. Realiza um conjunto variado de atividades de Convivência em grupo, social e comunitária, cuidados pessoais, fortalecimento de vínculos e relações sociais, apoio e orientação aos cuidadores familiares, acesso a outros serviços, contribuindo para a autonomia e evitar o isolamento social da pessoa com deficiência e cuidador familiar.
Diante a pandemia da Covid 19, a Secretaria de Desevolvimento e Inclusão Social está elaborando o planejamento para o retorno gradual e escalonada das atividades presenciais.
O CDPCD funciona a Avenida Santa Cruz do Areão, 1735 – bairro Areão.