Home / Noticias / Desenvolvimento e Inovação / TAUBATÉ CRIA CIRCUITO TURÍSTICO DE ROTAS RURAIS

TAUBATÉ CRIA CIRCUITO TURÍSTICO DE ROTAS RURAIS

A prefeitura de Taubaté criou, através do decreto nº 15064 de 19 de julho de 2021, o “Circuito Turístico – Rotas Rurais Taubaté”. No total, o circuito compreenderá inicialmente nove rotas, que foram definidas em parceria com guias turísticos locais.

O objetivo é divulgar as belezas naturais da região incentivando o desenvolvimento de atividades turísticas sustentáveis protagonizadas por comunidades locais rurais, propiciando a conservação da natureza, a valorização do patrimônio natural e cultural da região e a geração de emprego e renda, uma vez que as próprias propriedades poderão se tornar atrativos turísticos.

A elaboração do circuito tem como base o turismo de base comunitária, que é a modalidade de turismo desenvolvida pelos próprios moradores de um lugar. Ou seja, é um modelo de gestão de visitação protagonizado pela comunidade gerando benefícios coletivos.

O circuito abrange e valoriza localidades, sem prejuízo de outras, como: Estrada Municipal dos Remédios, Estrada Particular dos Remédios e Estrada Amácio Mazzaropi – bairro Granjas Rurais Reunidas São Judas Tadeu, Estrada Geraldo Cursino de Moura – bairro Ribeirão das Almas, Estrada Municipal do Pinhão do Borba – bairro Freguesia, Estrada Municipal Dr. Professor José Luiz Cembraneli – bairro Sete Voltas, Estrada José Pereira Lopes – bairro Monjolinho, Estrada das Sete Voltas – bairro Sete Voltas, Estrada Pedra Grande – bairro Pedra Grande.

As rotas foram denominadas como:
I- Rota Raízes da Nossa Terra
II- Rota das Águas
III- Rota Paraíso do Caipira
IV- Rota Cachoeira do Alvarenga
V- Rota Mazzaropi
VI- Rota dos Tropeiros
VII- Rota das Capelas
VIII- Rota Morro do Cruzeiro
IX- Rota Caminho Do Ouro

O circuito também poderá desenvolver trilhas para percurso de bicicleta e circuitos de caminhada ecológica em trechos específicos.
A instituição das rotas é o início de uma valorização da área rural, e a partir deste decreto começam as estratégias de fomento e melhorias da região, como sinalização dos acessos, informando as rotas, pontos de interesse turístico, pousadas e restaurantes do circuito.

Veja também

TAUBATÉ ATUALIZA OS DADOS DE COVID-19 NESTA QUARTA-FEIRA

Nesta quarta, dia 20 de outubro, os leitos de UTI do Hospital Municipal Universitário de …