Home / Destaque home / Taubaté adere ao Maio Amarelo

Taubaté adere ao Maio Amarelo

A Prefeitura de Taubaté adere novamente à campanha mundial do Maio Amarelo, que visa alertar a população sobre os altos índices de acidentes e mortes no trânsito. O Cristo Redentor, prédio da CTI e o paço municipal estão com iluminação amarela por conta da campanha.
Durante o mês de maio, a Secretaria de Mobilidade Urbana programou ações que envolvem pedestres e motoristas, além das atividades em parceria com as escolas. Os motoristas serão abordados em blitze educativas em parceria com Detran.SP, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. A crianças receberão atenção especial das escolas municipais com palestras e atividades de educação no trânsito.
Os painéis de mensagens espalhados por Taubaté já estão divulgando a campanha e o tema deste ano é: Nós somos o trânsito. O objetivo é destacar que o trânsito é feito de pessoas e que cada um tem papel importante para acidentes e mortes sejam evitados.
Neste sábado, dia 05 de maio, acontece a minicidade trânsito para as crianças, na Praça Santa Terezinha, das 9h às 12h. Elas poderão vivenciar as situações de ser um motorista e aprenderão sobre as sinalizações de trânsito.
Outras atividades estão programadas durante todo o mês em estabelecimentos comerciais, praças e vias públicas, para que todos se conscientizem que o trânsito deve ser seguro e respeitado em todos os lugares.

No ano de 2012 a cidade registrou o número preocupante de 4.853 acidentes de trânsito, já em 2017 foram 1.939, uma redução de aproximadamente 60%. No comparativo do primeiro trimestre de 2018 com o ano anterior, os números já são preocupantes, Taubaté registrou um aumento de 11%, sendo 458 acidentes no ano passado e 515 em 2018.

Maio Amarelo

– O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito, que coloca em pauta, para a sociedade, o tema trânsito

– O movimento visa estimular a participação da população, empresas, governos e entidades, mostrando que o trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação

– Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.