Home / Destaque home / SEO INICIA PROJETO DE SUBSTITUIÇÃO DE PONTES DE MADEIRA

SEO INICIA PROJETO DE SUBSTITUIÇÃO DE PONTES DE MADEIRA

A Prefeitura de Taubaté, através da Secretaria de Obras (SEO), deu início a um projeto de substituição de pontes e “passagens de água” de madeira por pontes de aduelas de concreto na zona rural do município.

A iniciativa tem como objetivo acabar com os problemas acarretados, principalmente, durante os períodos de chuvas intensas, que muitas vezes obstruem as estradas da zona rural devido ao grande volume de água ou mesmo por danificar as pontes existentes.

As substituições visam garantir maior durabilidade desses dispositivos, visto que se trata de um material muito mais resistente, e também aumentar a capacidade de vazão da água dos rios e afluentes, já que substituirão os tubos de concreto de pequena vazão encontrados na maioria das estradas rurais. As pontes de concreto também são capazes de suportar mais peso em um maior fluxo de veículos.

A primeira ponte de madeira substituída fica na Estrada Sete Voltas, no trecho conhecido como “ponte do Salgado”. As aduelas de concreto usadas nessa obra foram materiais reaproveitados da obra realizada na Rua Argentina no ano passado.

As aduelas utilizadas nas próximas substituições estão sendo produzidas na Fábrica de Artefatos de Concreto (FAC) da Prefeitura. A expectativa é que até o final de julho, mais duas pontes e “passagens de água” sejam substituídas por aduelas de concreto.

As aduelas são estruturas pré-fabricadas de concreto armado que podem ser utilizadas na construção de pontes e da rede de galeria de águas pluviais, por exemplo.