Home / Destaque home / SEMOB PARTICIPA DE AUDIÊNCIA NA CÂMARA SOBRE AS ALTERAÇÕES DO SISTEMA VIÁRIO

SEMOB PARTICIPA DE AUDIÊNCIA NA CÂMARA SOBRE AS ALTERAÇÕES DO SISTEMA VIÁRIO

Representantes da Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB) da Prefeitura de Taubaté participaram nesta sexta-feira, dia 19 de novembro, de uma audiência pública na Câmara Municipal sobre as alterações do sistema viário na cidade.

A audiência teve como objetivo apresentar os estudos realizados pela empresa MDN Engenharia e Sistema de Tráfego, empresa contratada para fazer uma análise do sistema viário da região conhecida como Binário da Avenida Nove de Julho, e apresentar as propostas de mudanças necessárias para melhorar a mobilidade e a acessibilidade desse local, como foco na segurança viária de motoristas e pedestres que circulam nessa região.

Participaram dessa apresentação o secretário de Mobilidade Urbana, Tiago Dias; o diretor adjunto de Mobilidade Urbana, Luiz Guilherme Perez; a diretora de trânsito, Queila Matarazzo; além de um representante da empresa MDN Engenharia e vereadores.

Para fazer esse estudo foi realizada uma coleta de dados em campo, através de contagem manual de veículos e de contagem eletrônica realizada por meio dos equipamentos de fiscalização localizados nas vias analisadas. Dessa forma foi possível fazer um levantamento dos pontos mais críticos, onde o fluxo de veículos é maior e consequentemente o tempo de viagem também é maior. Com os dados coletados foram realizadas diversas simulações de tráfego e assim a melhor alternativa foi encontrada.

VEJA MAIS:

Entre as principais propostas de alterações estão a inversão de sentido de circulação da Avenida Nove de Julho e da Avenida Granadeiro Guimarães, e a inversão de sentido de circulação da Rua Dino Bueno e Rua Joaquim Távora, formando um binário nessa região.

A iniciativa visa oferecer mais segurança viária aos condutores, reduzir o tamanho das filas e do atraso causado nas interseções, além de fornecer mais segurança aos pedestres.

Antes das intervenções serem implantadas, deve ser realizado um trabalho de sinalização e orientação aos usuários sobre as alterações propostas. A expectativa é que a implantação aconteça logo após a conclusão das obras necessárias.

Veja também

TAUBATÉ ATUALIZA OS DADOS DE COVID-19 NESTA QUINTA

Nesta quinta, dia 02 de dezembro, os leitos de UTI do Hospital Municipal Universitário de …