Home / Destaque home / SEMOB INICIA “OPERAÇÃO ESCOLA SEGURA”

SEMOB INICIA “OPERAÇÃO ESCOLA SEGURA”

A Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB), iniciou no final de novembro a “Operação Escola Segura”, direcionada às instituições de ensino públicas e particulares do município.

A iniciativa trata-se da elaboração de um projeto e do treinamento de monitores ou de funcionários da instituição para realizarem a travessia de pedestres e o embarque e desembarque de alunos nas proximidades dos estabelecimentos escolares.

O projeto tem como objetivo aumentar a segurança no trânsito no entorno das escolas e tornar a mobilidade mais acessível.

A carga horária mínima do treinamento oferecido aos monitores ou funcionários das escolas beneficiadas será de 8 horas e terá validade de 15 meses a partir da data de emissão do certificado.

Alguns dos assuntos abordados durante a formação serão: sinalização viária vertical e horizontal, sinais de trânsito, legislação de trânsito e de mobilidade urbana, praticas comportamentais de condutores e pedestres, entre outros.

VEJA MAIS:

O monitor ou funcionário da escola que tiver participado do curso poderá executar a operação da travessia de pedestres apenas no local autorizado pela SEMOB.

Os interessados em participar da “Operação Escola Segura” poderão fazer a solicitação via requerimento direcionado à SEMOB ou através do e-mail pmt.transito@taubate.sp.gov.br. Por meio desse primeiro contato serão informadas as orientações e os requisitos necessários para prosseguir com a solicitação.

Um projeto piloto foi realizado na EMEF Prof. Luiz Augusto da Silva e está beneficiando mais de 120 alunos que fazem a travessia na Avenida Santa Luzia de Marilac, na Vila São José. Esse número poderia ser de aproximadamente 300 alunos, mas alguns ainda estão participando das aulas de maneira remota. Ao todo participaram da formação 6 funcionários.

A autorização terá validade de 90 dias em caráter experimental e após esse prazo deverá ser solicitada uma nova orientação com validade de 1 ano.

Veja também

TAUBATÉ RECEBE TETRANETO DE DOM PEDRO I NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA

Taubaté recebe na próxima quarta-feira, dia 17 de agosto, o chefe da Casa Imperial do …