Home / Destaque home / SEMABEA REALIZA MAPEAMENTO AÉREO COM DRONE NO PARQUE DO ITAIM

SEMABEA REALIZA MAPEAMENTO AÉREO COM DRONE NO PARQUE DO ITAIM

A Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-estar animal (Semabea), realizou na última semana um mapeamento aéreo com drone na área do Parque Natural Municipal Vale do Itaim

A técnica utilizada é conhecida como aerofotogrametria, que visa registrar com precisão as características do Parque, como relevo, cobertura vegetal, recursos hídricos, uso e ocupação do solo e estruturas existentes.

A obtenção desses dados por meio de fotografias aéreas tem por objetivo coletar informações atuais sobre a área do Parque, as quais viabilizarão o planejamento do seu zoneamento e delimitação do uso e ocupação futuros. Ao todo foram realizados 1500 registros que serão transformados em um mapa.

Um diferencial único dos drones, que também é um dos benefícios do mapeamento aéreo, é a sua capacidade de sobrevoar abaixo das nuvens. Os voos mais baixos permitem uma visualização perfeita da área sem a interferência de grandes coberturas de nuvens. A riqueza de detalhes é um dos principais benefícios do mapeamento aéreo com drones, gerando imagens perfeitas que alcançam um nível de detalhamento muito próximo do solo.

Esta é mais uma importante etapa do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Vale do Itaim, que estabelecerá o zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo de seus recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade de conservação.